terça-feira, 31 de março de 2009

Mantendo a paixão acesa


No clássico das artes marciais Koryu, troféus e classificação são relacionados como no mínimo desnecessários. Nas modernas artes marciais essas metas são importantes como catalisadores. Ou seja, alcançar a meta, em última análise, em comparação com rigor e espírito na necessidade de chegar até lá, em primeiro lugar. Esta é a razão pela qual o conceito de caminho, o equivalente japonês do chinês Tao, é tão importante nas artes marciais.

Tao, vagamente traduzido como o caminho, mas outra definição é estrutura. Quando estamos no caminho, é a jornada que conta, e não ultrapassar uma pré-estabelecida linha de chegada. Esta deve ser a mentalidade na formação em artes marciais. A formação é um meio de melhorar, é treinar para manter-se bem nas competições, mas também a formação deve ser considerada como um fim em si mesma.


O melhor da competição não é estar indo para casa com um troféu, que mal cabe na mala do seu carro. O crescimento durante a preparação é o que conta. A derrota na competição não deve suplantar o benefício dos trabalhos de preparação. Os preparativos necessários para a esses eventos levam a formação a níveis sem precedentes.


Em um artigo recente, Krista de Castella pondera os efeitos de graduação na formação. A possibilidade de atingir essa cobiçada faixa preta se tornou uma realidade. Isso faz com que os treinamentos se acentuem, e muitos treinam como nunca. A primeira faixa preta simplesmente marca uma nova fronteira. Então, o verdadeiro truque é manter a paixão que vem depois da grande promoção. O grande truque é manter a paixão acesa.

2 comentários:

tutoloko disse...

"o grande truque é manter a paixão acesa" frase muito boa.Quando iniciamos no karate temos muitos espelhos... é so olhar e ver nos campeonatos os mais graduados andando pelo ginasio, e quando conseguimos uma graduação maior esquecemos que é a nossa vez de ser espelho,esquecemos que um novo ciclo se inicia.

site muito bom... parabens!!!

Oswaldo Bezerra disse...

Uma importante função no Karatê e na vida é aprender a instruir os mais novos e também servir de exemplo, só assim criaremos um mundo melhor

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado