O que se segue é coerente com os ensinamentos do Shotokan. Outros estilos que usam gedan barai difere ligeiramente.
Permanente em hachiji dachi (postura natural), e em uma posição yoi (pronto), dobre à esquerda antebraço até a mão chegar perto da orelha direita, enquanto o braço direito ligeiramente nos move para o meio. O cotovelo esquerdo deve estar descansando sob cotovelo do braço direito. Avançar o braço esquerdo reto e em ângulo de aproximadamente 155 ° (vertical, para cima = 0 °), enquanto se faz retração do punho direito ao quadril direito.
Durante este movimento, a cintura deve girar rapidamente no sentido horário para adicionar potência. A rotação dos quadris deve ser rápida e instantânea a parar o punhos parar na posição final. Outro evento simultâneo é a retração da mão que aterriza próximo ao quadril e, por último e mais importante de tudo, uma forte exalação deve ser feito através do nariz com extrema brusca paragem no momento em que o punho para no final do movimento. O montante da rotação do quadril deve ser de cerca de 30 ° (direção pés estão apontando, ou seja, em frente = 0 °), com os pés estáticos, pressionados firmemente no chão.
Isto finaliza um gedan barai executado com o braço esquerdo. Para fazê-lo com o braço direito, simplesmente o execute oespelho das ações. O gedan barai é geralmente a primeira técnica que um karateka Shotokan aprende. É muito básico, mas ao mesmo tempo é altamente eficaz. A fase intermédia em que os braços cruzados fazem uma defesa muito apertada onde a seção do meio do karateka é coberta. Uma vulnerabilidade no local chamado de plexo solar fica neste momento protegido.
A resolução permite também para varrer uma grande superfície a ser coberta e aumenta a probabilidade de um defletor de um golpe. A energia gerada pela correta respiração e rotação do quadril é muito grande e eficaz no desvio mesmo dos mais poderosos golpes. É provável que colidam golpe e defesa e tal ângulo que assim maximize a deflexão.
0 comentários:
Postar um comentário