terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Projeto social da Eletronorte abre inscrições para aulas de karatê


Cuiabá / Várzea Grande, 10/02/2009 - 10:48. Da Assessoria




Estão abertas as inscrições para crianças e adolescentes de baixa renda, interessados em participar gratuitamente do projeto “Karatê com Energia”, idealizado pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e executado em parceria com a Federação de Karatê de Mato Grosso e secretarias de Educação do estado e do município. Ainda existem 66 vagas para completar as duas turmas que retomarão as aulas de Karatê e reforço escolar a partir de terça-feira (10), por duas vezes na semana, na Associação dos Empregados da Eletronorte (Aseel), na rodovia Arquiteto Elder Cândia, km 01 - Vale dos Lírios, bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.


As inscrições podem ser feitas na Aseel ou nas escolas estaduais Rodolfo Augusto Trechaud Curvo; Dom José do Despraiado e nas municipais Maria Lucila da Silva Barros, Gláucia Maria Borges Garcia e Maria Tomich Monteiro da Silva. O projeto existe desde 2001 e com o objetivo de moldar comportamentos, melhorar os índices de aprendizagem e reduzir a evasão escolar.


Em Cuiabá são ofertadas 200 vagas para alunos das escolas acima, localizadas no entorno da Eletronorte, além de outras 200 vagas divididas nos municípios de Rondonópolis, onde o número de alunos já está completo e em Jauru, onde ainda existem 39 vagas disponíveis.


Até o ano passado a iniciativa havia feito 1,9 mil atendimentos, que ao longo dos anos capacitaram as crianças e adolescentes para participar de torneios e campeonatos esportivos. “Esse é um dado que indica que estamos no caminho certo. Temos 100 alunos que já treinam há alguns anos e se desenvolveram psicológica, física e tecnicamente com a ajuda do projeto. Eles encaram a atividade como uma terapia e muitos querem ser atletas e já participaram de até 15 campeonatos”, afirma o professor e presidente da Federação de Karatê de Mato Grosso, José Emídio Filho.


Ele lembra que alguns alunos chegam no projeto com espírito agressivo, com falta de disciplina, mas depois de conhecerem os princípios da prática, assimilam a filosofia do ‘respeito acima de tudo’ e mudam atitudes. “Aqui temos crianças que se não fosse o Karatê, o futuro seria o Centro Sócio-Educativo (Pomeri), ou seja a vida do crime. Mas no projeto, elas tiveram a oportunidade de conhecer um esporte e a partir dele, mudar a própria vida”, avalia Emídio Filho.


No Karatê com Energia existem alunos que estão na faixa laranja e demonstram interesse em continuar treinando até chegar a faixa preta para dar aulas e outros que sonham em seguir a carreira de atleta. “Se deixasse por conta dos que estão mais adiantados, eles treinavam a manhã toda”, conta o professor.


Em Cuiabá o projeto funciona nos períodos da manhã e da tarde, nas terças e quintas-feiras. Por uma hora os alunos fazem aula de Karatê e depois, recebem reforço escolar com uma pedagoga. Além das aulas, as turmas recebem uma vez por mês um palestrante que aborda temas de saúde, educação, violência, sexualidade, meio ambiente, entre outros, visando a formação do cidadão. E uma vez por mês, as crianças e adolescentes também têm um dia de lazer e podem usufruir do clube onde tem campo de futebol, piscina e mesas de jogos.


Para participar do projeto os alunos devem estar matriculados e freqüentando a escola. Eles devem morar em bairros do entorno da Eletronorte e todos têm, ao final de dois meses sua freqüência e notas avaliadas por toda a equipe do projeto. “Um dos objetivos do projeto é reduzir a evasão e melhorar o aproveitamento escolar dessas crianças, por esse motivo, uma pedagoga faz o acompanhamento dessas informações. Caso um aluno comece a faltar demais na escola, buscamos descobrir o motivo e uma solução para reverter o problema”, explica a coordenador do projeto na Eletronorte, Jonas Sousa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado