sábado, 10 de janeiro de 2009

Só mais um fim de semana ensolarado

Mais uma cena de briga de trânsito

Rio das ostras é conhecida nacionalmente pelas suas belas parias. Combinação verão e feriado prolongado é motivo de comemoração pelo setor econômico da região. Tudo pela invasão de cariocas e mineiros. Eles trazem a alegria para os comerciantes da cidade, mas também trazem o caos. No fim de semana passado estávamos nós querendo ir a uma praia qualquer diferente da que vamos habitualmente e resolvemos ir a vizinha Rio das Ostras.

Percorremos os milhares de quilômetros de litoral das diversas praias da cidade. Não se encontrava nenhum lugar para estacionar a não ser em locais muito distantes da areia. Em vez de banho de mar transformamos nossa atividade em apenas uma passeio. Na saída da cidade observamos um multidão no cemitério como se fosse dia de finados.

Não era dia de finados estavam sendo sepultados dois soldados da polícia militar. A atividade policial no Rio de Janeiro, falando em termos profissionais, se tornou uma das mais perigosas do mundo. A guerra do tráfico faz muitas vítimas tanto civis como militares. Curiosamente, as morte simultâneas dos dois policiais não estava ligada a violência do tráfico. Estava ligada a violência no trânsito. Dois motoristas disputavam uma vaga de estacionamento em uma das praias de Rio das Ostras. A disputa se transformou em discussão. Os dois policiais entraram na discussão a fim de terminá-la. Um dos motoristas que estava ao lado do filho de 10 anos de idade sacou uma arma e atingiu os dois militares. Não satisfeito, tomou a arma de um dos policiais e efetuou mais disparos para garantir a morte dos dois policiais.
  

A natureza anônima combinada com a condução imprudente a falta de paciência é terreno fértil no trânsito para confrontos. A verdadeira tragédia é que a maioria das vezes esses eventos são totalmente evitáveis. Nas artes marciais a melhor estratagemas estão a cargo das medidas preventivas, e não em algumas técnicas de bloquear ou desferir um golpe. 



Se alguém está apostanda corrida na sua frente, deixe-os ir a sua maneira, e lhes dê espaço de sobra. Se um motorista ofensivamente tenta envolver você de alguma forma, evite o contato visual, não devolva um gesto obsceno ou encostar para resolver as coisas. Raiva rodoviária é sempre uma situação de perda e parece estar em ascensão. Todos estão adaptando a raiva como um mecanismo de enfrentamento.



Aplicam como catarse, mas não justificável é uma falta de senso comum, mas acima de tudo pessoas assim são perigosos. Desde que você tenha desenvolvido o hábito de tomar atitudes cautelosas e cortês você terá mais chance de chegar em casa sem danos materiais ou insultos. Utilize um comportamento tranqüilo como um antídoto para a situação. 



Raiva rodoviária é o resultado de condução agressiva. Os dois principais grupos que caem na categoria de condução agressiva são:Jovens de 18 a 26 anos de idade do sexo masculino, Motociclistas,e Motoristas de vans e ônibus.




Claro que existem condutores responsáveis que estão abrangidos por nossa experiência. O primeiro grupo é uma verificação estatística. Motociclistas ninjas que nos ultrapassam pela direita e em alta velocidade viraram coisa quase que normal no dia a dia.




Apesar da lei anti alcool as pessoas ainda associam domingo de sol com cerveja. Algumas pessoas alcoolizadas podem se tornar extremamente indignados quando estão ao volante, por isso esteja atento a estas ínguas. Por isso pense sempre desta forma: "Idiotas têm o direito de passagem". Deixe o seu domingão ser nada mais que só mais um fim de semana ensolarado.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado