sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Karatê para maiores de 50 anos, em Portugal



Cerca de 30 idosos do conselho de Santo Tirso dedicam parte do tempo livre a uma aula de ginástica com contornos singulares, uma vez que à virtude do exercício físico junta-se a vantagem de aprender algumas técnicas de defesa pessoal. A TSF foi assistir a uma destas aulas onde foi visível o agrado dos alunos.Para uma maior agilidade dos movimentos do corpo, na Vila das Aves, aprende-se a desferir golpes de karatê.



Joaquim Fernandes é o instrutor das aulas de ginástica e defesa pessoal. «Eu utilizo os exercícios de karatê transformados para defesa pessoal.[...] Se eles tiverem um problema na rua poderá ajudar em alguma coisa.», explicou o instrutor.


O projecto nasceu da Câmara Municipal de Santo Tirso e do centro de Vila das Aves, onde 30 alunos, todos maiores de 50 anos, aprendem uma vez por semana técnicas de defesa pessoal. No entanto, Joaquim Fernandes lembra que os exercícios de defesa «valem essencialmente pelo bem-estar que causa às pessoas e isso é que é importante».



A aprendizagem começou há três anos e uma das alunas, Maria Cândida Nogueira, já domina a técnica, apesar de nunca ter sido necessária. O sucesso das aulas com o cinturão negro em karatê, Joaquim Fernandes, é tal forma grande que há quem espere meses para conseguir ser chamado às aulas.


1 comentários:

Unknown disse...

Eu que sou português e agora residente no Brasil por opção,sou amigo pessoal do instrutor Joaquim Fernandes, e com quem trabalhei no Conselho de Arbitragem da Federação Nacional Karate Portugal, devo dizer que ele é um excelente Karateca e pessoa. Não é de admirar o sucesso que tem, pois, sabe eestar na sociedade e no Karate. Aproveito para lhe enderessar um grande abraço!

Rio de Janeiro,2009.01.30
José Lezon

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado