segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Copa Budo-Kan reúne os karatecas do norte/nordeste

Escrito por João Ricardo, de O Imparcial Online

Quem gosta de artes maciais, principalmente do Karatê, terá um programa de luxo neste sábado (20). A 30ª edição da Copa Budo-Kan, no Sesc do Olho D'água, atrairá karatecas de boa parte do Brasil, principalmente do Norte-Nordeste. O evento organizado pela Academia Budo-Kan, faz parte do calendário oficial da Confederação Brasileira de Karatê (CBK). As apresentações começam às 8h30. O evento recebe o público de portas abertas.


185 karatecas, entre crianças e adultos, já estão confirmados. Somente a delegação da Bahia, que pode chegar a dez integrantes, ainda não havia confirmado presença até o final da tarde de ontem. 30 atletas do Pará, 11 do Ceará, 11 do Piauí, dois da Paraíba e 131 do Maranhão, sendo 115 de São Luís e 16 de outros municípios, assim como São Mateus, Pinheiro e São José de Ribamar. Todos lutando pelo lugar mais alto no pódio, em um só dia de competição, nas categorias esponginha, infantil, infanto, infanto-juvenil, juvenil e adulto.


No infantil (11 e 12 anos), além do Katá, começam as disputas mais acirradas. O combate aparece, chamado de Kumitê. As sub-divisões desta categoria seguem os mesmos critérios da categoria anterior, divisão por nível (cor das faixas).



CONFIRA OS PARTICIPANTES



De São Luís


Academia Budo-Kan - 33 atletas


Tupan - 17 atletas


Semcas - 8 atletas


Sesc - 12 atletas


Combat Center - 12 atletas


Aspark - 16 atletas


Colégio Batista DLT - 6 atletas


Dojô Henrique - 5 atletas


Educando com Karatê - 14 atletas




De outros municípios


Akasan (São Mateus) - 11 atletas


Dojô Ribamar (São José de Ribamar) - 4 atletas


Associação Almir de Karatê (Pinheiro) - 1 atleta




De outros estados


Pará - 30 atletas


Piauí - 11 atletas


Paraíba - 2 atletas


Ceará - 11 atletas




A competição vale pontos para o ranking da CBK. O presidente da Confederação, Edgar Ferraz, prestigiará o evento e fará a entrega das premiações aos campeões.No infanto-juvenil (14 e 15 anos), as disputas serão divididas por faixas, assim como as anteriores, e também por peso. Tendo disputas no Katá e Kumitê. Da mesma forma, o juvenil (16 e 17 anos) e o adulto (a partir de 18 anos).



Na Esponginha, destinada a crianças de até 8 anos, o objetivo é a captura de faixas amarradas no adversário. Nesta competição não há confronto. Já no infantil (9 e 10 anos), duas sub-categorias, a primeira vai dos faixas brancas até os laranjas, a segunda vai dos faixas verdes até os pretas. Nesta também ainda não há confronto, somente simulações de combate, conhecido como Katá.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado