quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Karatê é arte, é arte marcial.



A escultura de Moisés é uma das mais brilhantes obras-primas de Michelangelo. Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: "Parla Moises! Parla!".


O que faz da arte marcial uma forma de arte? O que torna a arte marcial uma forma de arte é a abstração. O artista está tomando um aspecto da realidade e representando-a através do seu meio com um grau de abstração. É o gerenciamento abstração de um meio que faz uma arte.


Imagina a escultura de Moisés, esculpida por Michelangelo. Ela foi tão magistral que realmente muita gente pode dizer que só falta falar. Mas mesmo que o artista tenha uma habilidade quase divina, a escultura ainda não será a mesma do modelo. Existe uma gestão artística dos efeitos e distorção provocados pela tradução da realidade em pedra.



Como outro exemplo, considere a fotografia. Uma boa imagem não é uma representação do que há realmente. Existe distorção. O que se vê na lente e os registros sobre o filme são diferentes do que existe realmente, a luz, cor, a composição do que está na moldura. O mesmo acontece com o vídeo.

Nosso célebro consegue captar mais informações em um desenho esquemático que na própria fotografia.


Então, uma arte marcial é uma representação da realidade (combate, conflito, violência), por meio do modelo de movimentos humano. Como o artista decide a gerir as distorções inerentes a essa representação é o que a torna um forma de arte.



Mas será que o fato de que exista distorção faz com que esta forma de arte seja algo irreal? Não, absolutamente não. Através da distorção do processo artístico, o artista traz ênfase e concentra-se sobre algum aspecto de interesse. É só lembrar que podemos aprender mais frequentemente a partir de uma modelo imaginários do que por uma foto da ação.



Então, tudo o que se deve fazer é buscar exemplos de aplicações, mesmo que abstratas, captadas a partir do combate real, sem torná-los irreal. Karatê é arte, é arte marcial.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado