segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Entrevista com Pablo Armenteros novo treinador de categorias de base da Federação Madrilenha


Pablo Armenteros é um grande treinador de Karatê na Espanha, a exemplo de grandes treinadores no Brasil especilaistas como Ulysses Sampaio, Genival, José Roberto Braga, Jayme Pinto entre outros. Pablo Armenteros foi recentemente designado como selecionador de crianças da Federação Madrilenha de karate. Ele concedeu entreivista ao site "Karate-do News" e aqui temos a transcrição da entrevista. Também desejamos a ele as mais sinceras felicitações e os êxitos que ele merece. 


Paul Armenteros ,5o Dan, Técnico da seleção Nacional e Head Coach da Criança Kata F.M.K. 

Quem é o seu mestre? 
Yashunari Ishimi 9o Dan 

Desde quando começou a prática do karate e seu amor por ele?
A partir dos 14 anos e quase todos da nossa geração por filmes karate.

Você aceita a nomeação como novo selecionador infantil sem ter nenhuma dúvida? 
Eeu gosto muito do meu trabalho e assim como eu faço no meu clube eu tenho um grande entusiasmo, pois trabalho na melhor Federação do Mundo (WKF).
 
Como você vê o nível das competições em Madri? 
Durante muitos anos foi a maior fornecedora de karatecas para Federação Espanhola, mas não existe atualmente um elevado nível regional, teremos que trabalhar muito a partir do nível de base para termos competitividade com nossos concorrentes. 

O que você tem metas definidas para a temporada que começa? 
Como um treinador, sempre gosto de aspirar ao máximo, mas sendo esta a minha primeira temporada, reunir competidores de diferentes categorias e trabalhar com todos. 


Existe uma grande possibilidade da entrada do karatê nas olimpíadas. Você gosta da idéia? Você acha que esta meta será atingida? 
Temos obviamente, sérios concorrentes para entrada nos jogos com notivação e envidando todos seus esforços, torço pelo Karatê pois assim terímaos o reconhecimento da sociedade. Vamos ser otimistas.
 
Karate desportivo ou karate tradicional. Acha que você pode combinar? 
Um não faz sentido sem o outro, cada idade tem a sua maneira, e os princípios da nossa arte tradicional faz nosso esporte ser tão especial.
 
O que você gosta mais no karate? E o que gosta menos? 
O que gosto mais é que eu treino karate todos os dias com o meu mestre e aprendo que nas coisas mais sencíveis está a essência aquilo que menos gosto é observar pessoas que não conseguem perceber como é tão especial aprender, ensinar e fazer KARATÊ ...
 
É importante a fiosofia vida atribuída ao karate? 
Para mim, trata-se não só o meu mestre é sobre o tatame, como um ícone na minha vida me dá um equilíbrio e uma maneira de abordar a vida de maneira muito especial, sendo o KARATÊ. 

Qual momentos representam sua experiência com a karate? 
Há muitas lembranças campeonatos desportivos, exames ... Mas um dos melhores sentimentos que tenho é ensinar crianças, vê-los deslumbrados com troféus, a atmosfera dos ginásios e ver alunos com mais de 20 anos de karatêes entrando a cada dia no tatami.

Que qualidades deve ter um bom karateca? 
Humildade, Honra, Valor e Coragem. 

O que você diria para alguém que nunca tenha praticado karatê tentar convencê-los? 
A sensação é de que dentro de um tatami, se é transportado para outra época, onde o respeito, a tradição e o espírito de superar tudo isto e muito mais ... é o nosso KARATÊ 

Como você vê o nível da arbitragem, em Madri? 
É uma das mais elevadas a nível nacional e internacional, é coerente com os nossos atletas, eles são os que sempre estão lutando por títulos nacionais e mundiais. 

Mais alguma coisa a acrescentar
Que continuemos a usufruir disto, o nosso caminho, o nosso karate. 

Uma saudação de Pablo Armenteros 
Osss ...

1 comentários:

Anônimo disse...

Que injustiça cometida a tantos Sensei do Brasil...

Meu nome não se classificaria entre os 1000.

Sugestão:

Que tal fazer entrevistas com Sensei como Edgar Ferraz, Fernando Gomes da Silva, Celso Rodrigues, Getulio Taigen, Roberto Sant'Anna, Laerte Ferraz, Ricardo D'Elia, Ennio Vezulli, Flávio Testa, Geraldo de Paula, Otávio Lacombe, Rodrigo Terra, Jaime Pinto, Ulisses Sampaio, Antônio "Freizer" Pinto...

OSS!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado