domingo, 9 de novembro de 2008

Morre Nishiyama Hidetaka aos 80 anos


O Mestre de karatê Shotokan, fundador pioneiro da JKA, Nishiyama Hidetaka, faleceu aos 80 anos de idade depois de ter perdido a batalha contra o câncer.

Hidetaka Nishiyama nasceu em Tokyo, em 1928. Ele começou seu caminho nas artes marciais aos 5 anos de idade, através do Kendo, no qual obteve a graduação Sandan aos 16 anos.

Em 1943 descobre o Karate no Dojo dirigido por Gichin Funakoshi. Nessa época Funakoshi estava com 74 anos e Nishiyama com apenas 15!

Em 1945, Nishiyama entra na Universidade de Takushoku, famosa pelo seu Dojo de Karate. Um ano depois obtém a graduação Shodan e em 1948 obtém a graduação Nidan. No ano seguinte torna-se capitão da equipe de Karate dessa instituição.

Em 1949 é criada a "Japan Karate Association" (Nihon Karate Kyokai). Masatoshi Nakayama e Hidetaka Nishiyama são membros do corpo diretor.

Em 1950 obtém a graduação Sandan ao mesmo tempo em que é co-fundador da "All Japan Collegiate Karate Association", sendo eleito como primeiro diretor.

Em 1951 recebe seu diploma em Ciências Econômicas.

A primeira viagem de Nishiyama aos Estados Unidos se dá em 1953, quando se torna um dos instrutores da "Strategic Air Command", ensinando Karate nas bases militares americanas.

Nishiyama é nomeado diretor da "Japan Karate Association". Em 1955, a organização é remanejada sob o impulso de Nakayama e de Nishiyama que surgem assim como co-fundadores da "nova" JKA.

Em 1960 publica, em colaboração com Richard C. Brown, o famoso livro "The Art of Empty Hand Fighting", que logo se tornaria um best seller do gênero. Pouco depois, decide instalar-se na California, onde funda, em 1961, a "All America Karate Federation". No mesmo ano, organiza o primeiro campeonato americano de Shotokan, surgindo como o grande pioneiro desse estilo fora do Japão.

Em 1965, Nishiyama organiza um encontro entre uma equipe japonesa do "All Japan Collegiate Federation" e uma equipe americana. Entrevê, já, a criação de um Campeonato Mundial de Shotokan. Em 1975, Nishiyama organiza, em Los Angeles, seu próprio Campeonato Mundial, sob a égide de uma nova federação, a "International Amateur Karate Federation".

Sua grande dedicação e busca pela perfeição o fez continuar seus estudos na Universidade de Takushoku.

Hidetaka Nishiyama, por quase 50 anos, foi o grande promotor e seguidor do Karatê e um dos responsáveis pela popularidade de que hoje esse Karate desfruta. Ele era o Chairmain da ITKF.

Foi uma imensa perda para todos nós do Karatê Shotokan.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oss...

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado