sábado, 11 de outubro de 2008

Yoga para o guerreiro



Entenda o segredo da longevidade de Muhammad Ali
Por Martin Rooney, MHS, PT, CSCS, NASM

Fonte: graciemag.com



Só uma pessoa corajosa pode estar aberta a novas idéias e eventualmente defendê-las. Qualquer um pode seguir um caminho que já tenha sido demarcado, mas nem todos têm a bravura necessária para ser um pioneiro. Tomemos, por exemplo, Cristóvão Colombo. Quando todo mundo dizia que ele cairia da borda da Terra, ele arriscou e provou que estava certo. Imagine como todos nós pensaríamos hoje se ele não houvesse tido a coragem de seguir os seus instintos.




Onde é que você estaria agora se os filhos de Gastão Gracie não tivessem aceitado as informações de artes marciais oferecidas por Mitsuyo Maeda, o Conde Koma? Provavelmente, haveria um grande buraco na sua vida, mas você nem teria esta revista em mãos para fazer essa pergunta. Nesses dois exemplos, a autoridade do senso comum foi questionada, houve uma avaliação, e as pessoas juntaram seus próprios ideais a ele – fazendo crescer a si mesmas e aos seus legados. Com que freqüência, no entanto, você vai na onda e acredita no que alguém lhe disse só porque é assim que sempre se fez? Eu gostaria de dizer que nunca faço isso, mas o exemplo seguinte me mostrou, de novo, que o escritor americano Ralph Waldo Emerson estava certo: “Todo homem é superior a você de algum modo”.


Toda semana, após treinar judô, eu sempre era um dos últimos a ir embora. Terminava de treinar pesado, deitava-me no chão e me aprontava para sair. Quando estava perto de ir, eu via um ex-judoca de nível nacional chamado Barry Friedberg se alongando num canto do dojô.



Depois de um ano e meio treinando e conhecendo Barry, eu finalmente lhe perguntei o que ele vinha fazendo toda semana depois de todos irem para casa. Ele disse que, quando jovem, ouvira Muhammad Ali dizer que se alongar após cada treino era o segredo de sua longevidade. Barry levou isso a sério e engenhou uma rotina para fazer ao fim de cada dia. Pedi para assistir a ele e copiá-lo, e ele deixou. Depois que terminei, eu estava mais relaxado. Foi então que Barry me surpreendeu com a saudação: “Bem-vindo à ioga”.



“Ioga? Eu não faço ioga!” Na mesma hora me lembrei de mulheres se esticando em posições bizarras, homens fazendo atividades loucas de respiração, e uma sala cheia de gente estranha entoando “Ohmmm”. A princípio, rejeitei a idéia de que eu estava fazendo ioga. Mas, depois de me desafiar a aprender mais sobre ela antes de tirar conclusões, descobri que, além de mudar meus conceitos, essa pesquisa me ajudaria a crescer no treinamento.



A ioga é uma prática que supostamente existe há algo entre 2.500 e cinco mil anos. Hoje, com a sua popularização, há muitos estilos diferentes, mas, com um estudo mais profundo, aprendi que estes são fundados nos mesmos conceitos. Para o praticante, a ioga não se limita a alongar-se depois do exercício – ela é a conexão da mente com o corpo por meio de técnicas de exercício, meditação e respiração. Achava que a ioga era só para os flexíveis ou fracos, mas descobri que as duas hipóteses estavam erradas.



Eu pensava que a sessão terminava assim que acabava o treino. Se estivesse num concurso de soletração, eu acabaria ditando a palavra “recuperação” erradamente, porque agora acredito que ela tem muito mais do que dois erres. Agora, para mim, os cinco erres são: Revisão, Relaxamento, Realinhamento, Reidratação e Reposição. Com o uso da ioga vinyasa modificada (seqüência de posturas) abaixo, você pode atingir a maioria dos erres acima (hidratar-se e nutrir-se adequadamente podem ser alcançados antes dos outros itens).

Minha versão é semelhante à saudação do sol, ou Surya Namaskar, com alguns exercícios omitidos e outros acrescentados. A chave é realizar as provas com as cinco regras a seguir:

1 Monitore a sua respiração para re-oxigenar o seu sistema. Inale profundamente e faça uma grande pausa, e então exale suavemente e faça outra pausa. Aprender a controlar a sua respiração é um conceito-chave na ioga conhecida como Pranayama.

2 Cada postura ou asana abaixo deve ser realizada por três a cinco respiros.

3 Siga as poses ordenadas abaixo e realize cada uma da melhor forma que puder, sem jamais chegar a sentir dor. Faça igualmente dos dois lados. O objetivo é relaxar e vagarosamente desenvolver a sua flexibilidade.

4 Foque sua mente na posição e em como ela está ajudando o seu corpo a realinhar os tecidos comprimidos que tenham sido afetados pela sua sessão anterior de treino.

5 Use este tempo para revisar o treino anterior e ver quais foram os movimentos que você aprendeu e quanto progresso você fez, se é que fez.

A seqüência do guerreiro

Eu peguei as oito poses que julguei que mais bem compensariam a tensão que ocorre em artes de combate como Jiu-Jitsu, judô, wrestling e boxe. Já que a cabeça, peito, antebraços, abdome e quadris são constantemente flexionados durante o treinamento, escolhi os seguintes exercícios para equilibrar o corpo. Siga as fotos, aqui com Vinicius Draculino, e você deve ser capaz de praticar as poses. Há outras posições de ioga que trabalham outras áreas, e há também exercícios mais desafiadores em matéria de equilíbrio e força. Embora eu não os tenha incluído aqui, eles podem ser algo mais com que desbravar o seu próprio caminho.

Conforme eu disse na introdução deste artigo, um pioneiro pega a informação, avalia-a e a adapta para servir aos seus propósitos. Espero que você pegue essas informações, avalie-as, absorva o que for útil e desbrave o seu caminho até o que você acha certo. Você pode não estar provando algo como a Terra não ser chata, mas estará levando o seu jogo ao próximo nível. Pode ser difícil manter a disciplina no início, mas lembre que nunca há engarrafamento no quilômetro seguinte. Agora, ao trabalho!

1 Pose da montanha - Tadasana

2 Busca do céu - Urdhva Hastasana

3 Naja - Bhujangasana

4 Barco - Navasana

5 Investida - Ardha Mandalasana

6 Giro da oração - Namaskar Parsvakonasana

7 Guerreiro giratório - Parivrtta Virabhadra Konasana

8 Guerreiro - Virabhadrasana


* Martin Rooney é o diretor da Parisi Speed School e técnico de condicionamento do time Renzo Gracie. Ele já treinou lutadores para o ADCC, UFC e Pride. Seu livro "Training for Warriors" e DVD estão disponíveis em www.parisischool.com . Dê uma olhada em seu site Training for warriors.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado