sábado, 25 de outubro de 2008

Somente um bom soco


Quem não se admirou com a última luta de MMA com o Kimbo Slice? Ele foi pego por um bom soco, e a luta acabou em 14 segundos. Kimbo Slice parece ser um lutador muito duro, alto e tenho a certeza de que ele é extremamente forte.


Mas ninguém pode se livrar de um bom soco, mesmo que seja alguém tão forte como ele. Se ele não pode evitar a derrota por um bom soco imagina pessoas com estatura e peso mediano. E olha que um soco pode até causar danos permanentes ou até morte em caso de antecipação de aneurismas. Sim, um único soco pode matar. Na rua, um soco poderia fazer com que alguém nocauteado cair e bater com a cabeça no meio fio e também morrer. Isso acontece.


Nosso ponto é que, como estudantes de Karate, devemos perceber que um bom soco pode nos derrubar. Temos de estar em guarda para isso, e não subestimar um atacante. Mesmo um soco de sorte poderia nos derrubar e nos ferir. Com múltiplos atacantes, o perigo aumenta. Uma pessoa que pode ganhar muitas brigas poderá eventualmete ser ferido ou até morto.


É por isso que as técnicas de Karate devem ser utilizadas apenas como último recurso. Isto se aplica aos principiantes aos mais graduados senseis. Há o outro lado da moeda. Se nós socamos alguém, eles poderão ficar seriamente feridos ou até mesmo morrer. Somos responsáveis por nossas ações. Se não há como evitá-la, temos que utilizar técnicas karate. Depois, e só então poderemos justificar as conseqüências.


Notamos que o Sr. Slice parecia estar bem após a luta, e que ele parecia ter um preparo físico muito bom. Ficamos felizes por ele não estar ferido gravemente. Gostamos de assistir MMA, mas nós sempre temos receio de que um dia alguém possa sair seriamente ferido, inválido ou até morto... Esperamos que isso nunca aconteça.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado