domingo, 26 de outubro de 2008

Salesiano: campeão potiguar pela 18ª vez consecutiva


SUCESSO - Equipe do Salesiano conseguiu vencer a competição de Karatê pela 18ª vez consecutiva

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/



Com uma equipe formada por 27 meninas e 21 meninos, o Karatê mantém o colégio Salesiano São José campeão geral nesses 18 anos consecutivos. Este ano, a escola conseguiu vencer as categorias infantil feminino, juvenil masculino e feminino e ficou com o segundo lugar no mirim masculino, terceiro no mirim feminino e quinto no infantil masculino, o que somou pontos em todas as categorias.


Uma vitória para os alunos e o técnico Marcos Patriota, que vem exercendo um excelente trabalho na escola. Esse ano, o Jern’s foi marcado por muitas medalhas, os atletas: Ana Mirele, Ana Taís e Marcos Patriota Junior receberam ouro, o que fez o merecimento do título. A equipe do karatê do Colégio Salesiano já pode se consagrar não só referência na modalidade, como também, imbatível. Além de campeã estadual, a escola já recebeu títulos internacionais, como o Campeonato Pan-americano e Sul-americano.


O grande responsável por todas essas conquistas, Marcos Patriota começou a sua carreira, aos 14 anos, como atleta da escola. Em 1987, o atleta se transformou também em professor e consagrou a escola, pela primeira vez, campeã do Jern’s. A partir de 1990, a escola começou a vencer todos os anos o Jern’s. Segundo Marcos Patriota, o segredo do seu sucesso está no trabalho de base. “Trabalho sempre com a formação dos pequenos. Nenhuma escola é campeã se não tiver o trabalho de base.


Esse ano, por exemplo, vamos perder 10 atletas, pois eles vão concluir os estudos por isso, sempre é bom formar uma nova geração de atletas”, enfatiza Marcos.O professor disse ainda que todos os atletas do Salesiano são preparados através do trabalho de base. “A prova desse trabalho é que o Salesiano é detentor do título de campeão de todas as edições do Jerninhos”, acrescenta.


ProfessorMarcos Aurélio Patriota de Aguiar, formado em educação física pela UFRN, entrou no mundo do Karatê aos 10 anos de idade. Aos 14 anos, época em que entrou no Colégio Salesiano, ele começou a competir com adultos e o interesse e dedicação pela modalidade aumentaram ainda mais. Aos 16 anos Marcos começou a representar o RN em competições nacionais na categoria de adulta. Em 1987, aos dezessete anos, ele iniciou sua carreira como técnico de Karatê da escola, mesmo ano em que recebeu o seu primeiro título do Jern’s como professor. Três anos depois, o Salesiano foi campeão novamente do Jern’s e de lá para cá não perdeu mais um ano sequer.


Marcos Patriota: “O karatê é uma ótima modalidade”


Quais os títulos que você tem como Karateca?


“Sou pentacampeão Estadual de kata e kumite, tricampeão Zonal Norte Nordeste de kumite, campeão do aberto do Rio de Janeiro Máster Camp, integrou a Seleção Brasileira como delegado técnico no Sulmaericano em Cuscu - Peru, sagrando-se campeão”.


Qual a importância do karatê?


“Principalmente a disciplina. O karatê é uma arte muito disciplinadora e o vigor físico também é muito usado nos treinamentos”.


Em que momento o karateca deve aplicar na rua o que aprendeu nos treinos?


“Geralmente orientamos o aluno para que ele não use o karatê desnecessariamente. Alguns dos lemas do Karatê são: se esforçar para formação do caráter, conter o espírito de agressão, respeito acima de tudo e a fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão”.


Você pode dar uma dica para quem está começando?


“O karatê é uma ótima modalidade. Quem entrar tem que ser determinado, pois o karatê exige corpo, mentalidade e disciplina. Não pode se deixar abalar por uma derrota e nem por um machucado numa disputa”.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado