sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Karatê no Combate ao "Bullying" nas Escolas





A cada dez alunos colombianos dois sofrem de medo escolar. A cifra está aumento na Colômbia segundo o Foro Europeu de Educação. Do total 39,9% de meninos e 26,6% das meninas tem sido intimidados segundo um estudo realizado pelo departamento de psicologia da Universidade de los Andes, de um total de 53.316 crianças colombianas.Por esta razão a Colômbia está desenvolvendo um grande sistema embasado na prática de Karatê que tem demonstrado ser não só para os pequenos mas também para seus intimidadores.


Hoje não é rara a violência desde o jardim de infância. Uma mordida um empurrão pode parecer algo inocente, mas à medida que a criança avança no seu desenvolvimento escolar podem aparecer formas mais cruéis como golpes, ameaças de dano físico, burlas, insultos, ferimentos que podem até levar a morte, o que hoje está em moda: a intimidação tecnológica que incluem mensagens na WEB ou celular.


O “Bullyn” ou intimidação-como é conhecido a nível mundial, é uma prática preocupante no cenário escolar já que suas conseqüências podem ter efeitos por toda a vida como depressão, baixa auto-estima e problemas de comportamento. Na Colômbia se tem desenvolvido um sistema lúdico efetivo e formativo baseado no Karatê que trabalha o respeito e a tolerância nas crianças incluindo o desenvolvimento de dispositivos básicos.


"Este sistema tem sido provado tanto em crianças intimidadas como em seus agressores com êxito total tendo em conta sua integralidade já que no só se administra valorização personalizada de cada caso, e sim o desenvolvimento dos protocolos provados com Karatê, que contrário a que muitos pensam, no é una disciplina para ensinar a criança a dar golpes, mas sim de encarregar de elevar seu autocontrole e melhorar sua auto-estima e auto-eficácia" comentou Javier Martinez especialista do Gimnasio Children Sport.Ademais se tem gerado uma preparação dos instrutores para que o carisma se conjugue com um sistema onde o jogo e os corretos sejam atrativos tão poderosos que se convertam em para seduzir a qualquer criança.


Benefícios além do visível


A carga informativa violenta que recebem as crianças cada dia é muito alta e o desenvolvimento se tornou um problema mundial o “Bullyng” tem duas faces marcadas: muitos dos comportamentos que se vê na televisão de seus heróis dos jogos de vídeo, o incluindo de seus pais ultrapassam os planos dos colégios onde sempre encontram alguém mais fraco para agredir e submeter, ou simplesmente são crianças introvertidas com baixa auto-estima que se convertem em vítimas dos pequenos agressores dentro de seu grupo de amigos.


Para todos os dois casos a Children Sport administra um protocolo desenhado e adaptado por mais de três anos por um grupo interdisciplinar que incluem licenciados em Educação Física, psicólogos, nutricionistas, instrutores de Karatê e outras disciplinas desportivas, terapeutas e neurologistas que dão uma integralidade única que garante os resultados.


"Uma criança que era agredida constantemente em seu colégio e chegou ao nosso programa nos disse, depois de algum tempo, que já estava muito tranqüila e não havia sido mais agredidas em brigas, pois aprendeu a controlar-se e aprendido a não ceder a provocações e sobre tudo porque sentia que no caso extremo poderia defender-se eficientemente. Essa é a parte da auto-confiança e do desenvolvimento de auto-estima que prova este sistema" afirma Javier Martinez do Gimnasio Children Sport, um academia especializada para meninos com mais de 15 anos de experiência.


Além do mais, estas crianças desenvolvem um preparo físico excelente, melhoram o sistema motor, ficam menos tempo em frente a televisão, previnem a obesidade, eliminam o stress, sentem-se motivados a gerar novas qualidades filosóficas (Dojo Kun) em uma disciplina sana que seguramente será una barreira efetiva para problemas como envolvimento com drogas. Um programa que a todas as luzes está feito a medida de um mundo violento onde as crianças devem ser preparadas para enfrentar e converter-se em adultos com sanidade e seguros. Um mundo onde a faixa preta se deve levar desde menino.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado