sábado, 6 de setembro de 2008

Combate da Vida Real: Um Aberto Sem Regras



Por: Charles C. Goodin

Durante as Olimpíadas ouvimos muitas vezes referências ao corpo perfeito para um nadador, essa pessoa tem um corpo perfeito para um corredorr e assim por diante. Pode-se dizer que certos tipos de corpos parecem ser as melhores para certas disciplinas desportivas. Você normalmente não vê uma pessoa magra competindo em tiro. 

Existe um corpo perfeito para Karate? Esta é uma questão interessante. Se nós Karatecas nos vemos como um tipo de desporto, parece que uma certa altura, peso e moldura pode ser considerada melhor ou ótimo. 

Mas, no Karate, temos de ter-nos como somos. O objetivo é o de defender os nossos próprios corpos - não algum corpo perfeito. Caso nossa altura seja baixa, temos de nos defendermos. Se formos altos, temos de nos defender de qualquer jeito. Seja qual for a nossa estrutura, quaisquer que sejam os nossos limites, nós temos que defender os nossos próprios corpos. 

Perfeito ou não, nossos corpos são os nossos corpos. Evidentemente, podemos tentar obter a melhor forma possível. Nós podemos tentar ultrapassar as nossas limitações e maximizar os nossos pontos fortes. 

Nós estamos como estamos quem muda são os atacantes. Eles também têm pontos fracos. Um breve atacante, um atacante alto, um atacante muito forte, temos de ser capazes de nos defendermos contra quem poderia atacar-nos. Não temos escolha. 

Um velho ditado okinawano diz que: "Não importa como você é alto e forte, você vai se tornar baixo e encurvado se levar um chute nos testículos." Alguns acrescentam ainda que esta é a razão do kata Naihanchi começar com as mãos numa espécie de cobertura de da virilha - para proteger os seus testículos. 

Não há nenhum peso, idade ou categoria na defesa pessoal. Além disso trata-se de um torneio aberto, sem regras. O corpo perfeito para você Karateca é o que você tem. A única questão é saber se você tem otimizado seus conhecimentos para defendê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado