terça-feira, 22 de abril de 2008

Ronaldo Carlos da Silva, um dos maiores karatecas do Brasil

Equipe do Rio de Janeiro. Da esquerda para a direita: Inoki, Fernando Athayde, Ronaldo Carlos, Hugo Arrigone, Paulão, Zeca Kriptanilha, Luciano e Flavio Costa.


Ronaldo Carlos da Silva, nos anos 70, esteve perenemente no mais alto posto do pódium Brasileiro. Ronaldão, como era conhecido, tinha o Guiaku-Tsuki mais forte do mundo na época. O Sensei Ronaldo tinha o GIAKU-ZUKI perfeito, além de um ótimo KIZAME-ZUKI, e ainda por cima de esquerda.

Em uma luta dele contra o Yamamoto do Japão no Egito, ele literalmente tirou o Japa do chão com um guiaku-tsuki tchudan. Em outra luta no Torneio dos Campeões no Clube Paulistano no início dos anos 80, ele fez uma luta memorável com o Ricardo Délia que teve 4 prorrogações e que teve Ronaldo como vencedor após extrair 2 dentes do Délia. Ronaldo era assim ou ganhava ou era desclassificado a não ser do caso do "Faixa Verde".


Em 2000, ocorreu um desentendimento com o sensei Tanaka. Com a virada do milênio este último resolveu se desfazer das coisas antigas e assim todos os troféus da Kobukan foram para o lixo. Ronaldo se sentiu desprestigiado e então se separou do Tanaka. Além disso, ele passou a enfrentar problemas familiares. Ronaldo Carlos morreu de cirrose hepática (decorrente do alcoolismo) em 2006.

Daquela fotografia só restou a saudade. O que aconteceu com o restante do pessoal da foto?!

Inoki - técnico desta seleção dá aulas na academia shotokan de Ipanema
Hugo Arrigone - Dá aulas no Arrigone dojo na Barra da Tijuca
Paulão - Dá aulas no clube Monte Líbano na Lagoa e na academia Viking no Recreio dos Bandeirantes

Zeca Kriptanilha - Sem notícias.

Luciano - Também sumido.

Flavio Costa - Dá aulas na SEARJ na Glória


2 comentários:

Anônimo disse...

tive o privilégio de ser amigo e secretario do Ronaldão, no clue municipal no campeonato brasileiro,tive a honra de levar para ele a sua faixa preta que havia esqueçido na Associação Nipon de Judo e Karate, onde ele era o sensei e eu secretário da academia, tempos bons aqueles,lamento a sua morte e da forma que nos deixou, sinto muitas saudades dele.

Anônimo disse...

Apenas uma correção. Ronaldo não faleceu de cirrose hepática. Ronaldo faleceu em decorrência de câncer generalizado.

Oss,
Leo Melo

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado