Nas diferentes modalidades esportivas, rankings são organizados para classificar os competidores ao longo de vários campeonatos ou torneios. Os critérios variam conforme o esporte, o país, a época, etc. - mas, ainda que sua aplicação seja sempre discutível, todo ranking busca sua legitimação em pressupostos objetivos.
Há basicamente dois tipos de rankings: os históricos e os de momento. Rankings históricos são cumulativos, e buscam classificar os competidores somando pontos em toda a históra da competição. Rankings de momento referem-se apenas aos pontos conquistados pelos competidores num período recente, em geral os últimos 12 meses.
Esta proposta para o karate visa o aprimoramento das competições. Para isto seria designado um software de administração de competições (com ou sem sorteio) para definição de cabeças-de chave.
O objetivo maior seria o de evitar o prematuro embate, entre os teoricamente melhores atletas, nas primeiras rodadas de uma competição, possibilitando um maior equilíbrio na confecção das chaves com base em critérios claros.
A metodologia para isto seria aplicada com base nos resultados obtidos nas competições oficiais ao longo do ano imediatamente anterior, serão somados os pontos conquistados para o ranking de todos os atletas que freqüentaram algum pódio, de modo que os mesmos venham a defender seus pontos a cada competição. Os 4 primeiros do ranking serão cabeças-de-chave em suas respectivas categorias na imediatamente posterior competição oficial, de âmbito estadual, ao longo do ano em vigor e obedecendo a seguinte tabela:
Se no regional 2008 ele ficou fora do pódio, isto significa que ele irá para o estadual com um ranking de 6 pontos, dado seu insucesso na defesa e/ou acréscimo de pontos, alterando assim sua posição no ranking (ou não, sabendo-se que seus adversários são acometidos pelos mesmos critérios).
Em caso de empate, ou seja, mais de 4 atletas nas 4 primeiras posições, obedecerão os seguintes critérios para desempate:
1 - Será cabeça-de-chave o atleta que tiver o maior resultado em campeonato de maior nível de dificuldade;
2 - Será cabeça-de-chave o atleta que tiver o 2° maior resultado em campeonato de maior nívelde dificuldade;
3 - Sorteio entre os empatados. O vencedor deste sorteio será cabeça-de-chave.
0 comentários:
Postar um comentário