domingo, 20 de abril de 2008

Ranking no Karate


Uma das melhores idéias dos últimos tempos para o karate desporto foi lançada. O pai da idéia é o Sensei José Roberto. A idéia é o Ranking no karate. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, ranking é uma "classificação ordenada de acordo com critérios determinados". A palavra vem do inglês "rank", verbo que significa "estar em posição alta, estar próximo ao chefe".

Nas diferentes modalidades esportivas, rankings são organizados para classificar os competidores ao longo de vários campeonatos ou torneios. Os critérios variam conforme o esporte, o país, a época, etc. - mas, ainda que sua aplicação seja sempre discutível, todo ranking busca sua legitimação em pressupostos objetivos.

Há basicamente dois tipos de rankings: os históricos e os de momento. Rankings históricos são cumulativos, e buscam classificar os competidores somando pontos em toda a históra da competição. Rankings de momento referem-se apenas aos pontos conquistados pelos competidores num período recente, em geral os últimos 12 meses.

Esta proposta para o karate visa o aprimoramento das competições. Para isto seria designado um software de administração de competições (com ou sem sorteio) para definição de cabeças-de chave.

O objetivo maior seria o de evitar o prematuro embate, entre os teoricamente melhores atletas, nas primeiras rodadas de uma competição, possibilitando um maior equilíbrio na confecção das chaves com base em critérios claros.

A metodologia para isto seria aplicada com base nos resultados obtidos nas competições oficiais ao longo do ano imediatamente anterior, serão somados os pontos conquistados para o ranking de todos os atletas que freqüentaram algum pódio, de modo que os mesmos venham a defender seus pontos a cada competição. Os 4 primeiros do ranking serão cabeças-de-chave em suas respectivas categorias na imediatamente posterior competição oficial, de âmbito estadual, ao longo do ano em vigor e obedecendo a seguinte tabela:

O karate-ka B foi vice-campeão estadual e campeão regional em 2007, portanto soma 11 pontos Supondo-se que este mesmo atleta tenha terminado 2007 como o 2° do ranking em sua categoria, ao reiniciar suas atividades em 2008 ele terá que "defender" seus pontos a cada competição.

Se no regional 2008 ele ficou fora do pódio, isto significa que ele irá para o estadual com um ranking de
6 pontos, dado seu insucesso na defesa e/ou acréscimo de pontos, alterando assim sua posição no ranking (ou não, sabendo-se que seus adversários são acometidos pelos mesmos critérios).

Em caso de empate, ou seja, mais de 4 atletas nas 4 primeiras posições, obedecerão os seguintes critérios
para desempate:

1 - Será cabeça-de-chave o atleta que tiver o maior resultado em campeonato de maior nível de dificuldade;

2 - Será cabeça-de-chave o atleta que tiver o 2° maior resultado em campeonato de maior nívelde dificuldade;


3 - Sorteio entre os empatados. O vencedor deste sorteio será cabeça-de-chave.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado