Vimos uniformes de todos os tipos e desenhos usados pelos competidores. Alguns usaram hakama (originalmente usado por samurai) e alguns estavam vestindo algo semelhante a uma toga romana! Ainda outro concorrente usou uma Camiseta com o logotipo escolar. Nos sentimos fora de ambiente por estar usando o tradicional kimono branco de karatê.
O gi branco simples geralmente é considerado como parte da tradição das artes marciais. Tradição é realmente delicado uma vez determinado o fato que foram inventados muitos sistemas de combate de mãos vazias há pouco mais que um século atrás. E desde então as artes marciais parecem estar em um estado de fluxo constante.
Foi Jigoro Kano de Judô que introduziu o gi branco em 1907, mas a idéia não teve êxito depois com outros estilos. Assim o uso do gi é um desenvolvimento relativamente moderno nas artes marciais. Quando Gichin Funakoshi demonstrou pela primeira vez ao o Karatê ao redor do Japão em 1920, ele usou um gi e o sistema de faixas coloridas do judô, como um esforço para encorajar participação japonesa.
Os graus de faixas originais de Kano há pouco eram brancos e preto. Depois, marrom foi somado para denotar um nível de intermediário. Na escola quetreinamos usa branco, amarelo, vermelho, laranja, verde, roxo e marrom e níveis defaixas pretas. Eventualmente mais foi somado, inclusive laranja, azul e roxo. Algumas escolas no exterior usa agora combinações de cores.
Então há os remendos em forma de escudos. A maioria das escolas requer que você use um remendo organizacional ou um que simbolizam seu estilo, ou sua federação. Não vemos nada errado nisso, mas como regra geral, quanto menos remendos melhor. Alguns destes artistas marciais novos, especialmente no Jiu-jitsu brasileiro, usam mais emblemas nos uniformes que colcha de retalhos. O karate-ka Charles Goodin escreveu recentemente para um artigo falando sobre remendos de uniforme e considerando que ele sente que todos eles são espalhafatosos e desnecessários.
Nós normalmente temos três kimonos a nossa disposição, para podermos sempre treinar ou competir com um impecavelmente limpo e branco e sem nenhum remendo. A modernidade, infelizmente, vai nos obrigar a, mais cedo ou mais tarde, colonizar nossos kimonos com uma série de propagandas. É o preço do patrocínio!
Também já observamos muitos kimonos amarelados mas que eram originalmente brancos. O uniforme é uma expressão de você, assim, ser cuidadoso com nosso gi é poder usá-lo orgulhosamente!
0 comentários:
Postar um comentário