domingo, 2 de março de 2008

Os Rumos de Nossa Desunião


Esta postagem mostra as mais sensatas idéias de participantes de foruns do orkut, sobre o tema desunião no karate. Este sempre deveria ser o principal tema, dos amantes do karate, antes de qualquer outra discussão.
...
Já é hora de pensarmos em uma representação real do potencial de cada nação nas competições internacionais de karatê. Chega a ser frustrante saber que temos mais de um PAN, que nossos amigos e familiares que nos vêem chegar em casa com medalhas e eufóricos, apaixonados por Karatê, tenham visto não os melhores do país na transmissão do PAN W.K.F. Que nos contentamos com essa desunião cruel de um PAN em FOZ, outro no Chile, outro no Canadá, e por aí vai.
Estamos desgastando a imagem do karatê, mais de 300 campeões brasileiros no ano, o que é isso???? Estamos loucos?????Quem vai patrocinar ou televisionar isso?????As academias sentem isso, cadê os jogos olímpicos??????????? Quantos presidentes querem ter exclusividade em valores de competições e exames de faixa???????? Por que tantas federações e confederações??????? Quem paga o preço disso tudo ????????

Reflitamos senhores praticantes, não sejamos condescendentes com esses dirigentes enlouquecidos pelo valor capital que estão acabando com uma arte secular!!!!
...
O Rio Grande do Norte deve ser com certeza o Estado que mais funda Entidades de Karatê Shotokan no Brasil. Com o favorecimento da Legislação Desportiva Brasileira e, da Constiduição Federal e do Código Civil, todos os meses se cria um Liga, uma federação, uma Confederação, uma Associação, etc., todas Legalmente constituidas, dentro da Lei. E cabe aqui lembrar que tem atletas para todas elas, sem problema. Vejamos algumas que vou tentar citar, pois não vou lembrar de todas: 1) Federação de Karatê Tradicional, 2) Liga de Karatê Tradicional, 3) Federação de Karatê Shotokan do RN, 4) Federação Norteriograndense de Karatê, 5) Federação Potiguar de Karatê, 6) Federação Norteriograndense de Karatê Interestilos, 7) Associação Patriota de Karatê, 8) Federação Interestadual de Karatê Shotokan, 9) Federação Budô de Karatê Tradicional, 10) Confederação Brasileira de Estudos e Pesquisas Cientificas de Karatê Shotokan, dentre outras que sei que existem e não sei os nomes. Acha pouco? Tudo por causa da desunião iniciada lá no oriente depois da morte do Shihan Nakayama. E nos demais estados brasileiros? Somando todas quantas são? Quem responde.
...
Lendo tudo isso aqui também descobri que não sou karateca
mas sim uma atleta de karate. Talvez seja uma karateca daqui há uns 20 anos quando adquirir maturidade e espero deixar o mundo do karate melhor do que a geração de vcs está deixando prá mim.
...
Vc tem toda razão, eu me penitencio: Mea culpa, Mea culpa, Mea culpa, Mea máxima culpa.
Consciente ou inconscientemente sou um dos responsáveis por essa balburdia no cenário do Karate brasileiro, logo no início, qd percebi que "coisa" estava indo para o vinagre, me encastelei no meu dojo e, por ali fiquei praticando e treinando um Karate que considero o correto, sem ao menos tomar conhecimento do que estava acontecendo a nível de federações, campeonatos etc., depois de cerca de 15 anos, fui novamente convidado a fazer párte da federação, qd cheguei fiquei abismado com as mudanças, mas aí não tinha mais jeito a "mazela" já havia se instalado e circulando dentro do Karate, não tinha mais como curar.
Como praticante antigo ainda cultuo os "velhos valores", ainda pratico e ensino o Karate de antigamente, espero que vc entenda que a preservação e saúde do Karate, só será mantida enquanto existirem professores que expressem o Karate Budô.
Participe de campeoinatos, torneios, etc. mas nunca se esqueça que o Karate não é um esporte e sim uma arte marcial, esporte é apenas uma pequena parte dele, uma bem pequena por sinal.
...
O karatê já é UM SÓ... tanto que em um campeonato de Kumite não se distingue quem é deste ou daquele estilo... todos lutam muito parecido.
...
Os diferentes ESTILOS que existem, são apenas iguais a MÉTODOS DE TREINAMENTOS diferentes, os quais cada Karateca pode optar por seguir conforme a sua adaptação.

O que se DEVERIA brigar para conseguir seria a UNIFICAÇÃO das REGRAS de competição de LUTA.
...
Os torneios de KATA penso que deveriam ficar restritos a cada ESTILO, para que não houvessem injustiças nas avaliações por parte de juízes que desconhecem as nuances e detalhes deste ou outro estilo.
...
Shotokan é um só... Goju-Ryu, Wado, Kiokushin são outros estilos cujas as diferenças justificam organizações separadas.

O que não tem cabimento é existir um monte de federações rivais de shotokan (que não diferem em praticamente nada)
...
Corretíssimo! Mas a gente $abe o porque dessa hi$tória, não é?
...
Muitas secretarias de esporte estão com o dinheiro na mão, mas na hora de financiar o karateca se confunde com tantas federações.

A Secretaria de Esporte do Estado do Pará resolveu este problema criando a Copa das Federações .

Os vencedores desta levam o dinheiro (viagem, estadia para competições pelo brasil ou exterior). Essa é uma boa solução para as secretarias estaduais e municipais para aplicar dinheiro no karatê esportivo?


PS: No estado do Pará a federação ligada a CBK é bicampeã.

Ver no:

http://www.karatedasmeninas.com/2008/02/arte-de-lutar-to-somente-com-as-mos.html
...
Como já disse em outra comunidade, acho que a Copa das Federações é algo certo a se fazer, mas enquanto não unificarem as regras a cada ano deveria ser nas regras de uma das Federações, ou segundo o concenso da maioria.

O governo deveria, através dessa competição, patrocinar totalmente aos campeões dela durante todo ano e, por outro lado, cada Federação faria a sua competição interna.
...
Não acho nada complicado fazer isso... é só deixarem de lado a sede de poder e a ganância pelo dinheiro!
...
"Muito cacique para poucos índios

A expressão nunca foi tão bem aplicada. Interestilos, Tradicional, Olímpico, interestilo de novo. O karatê se divide ao longo dos anos, no Estado.

José Ribamar Pereira afirma que a confusão é tão grande, que muitos nem sabem qual estilo de caratê estão praticando. “Aqui em Belém tem umas que praticam a JKA pura, e outras que nem sabem o que praticam. Ainda falta um pouco de estudo aos próprios professores para saber realmente o que estão fazendo. Falta informação. Tem muita gente que escuta o galo cantar e não sabe onde. Nossa federação tem apostado nisso, na informção. O nosso atleta sabe quais são as linhagens”."

Todos vêm de uma forma ou de outra da NKK. Percebe-se uma grande falta de informação no interior deste imenso país, confundem "linhagens" com "federações".

Penso que as linhagens são benéficas ao Karate Do a fim de "vê-lo" de diferentes formas. Já as federações são este inegável estado de caos generalizado: todos são perdedores...
...
senão existisse o Karate esporte por pontos, desde a antiga NKK, passando pela WUKO e hoje a WKF, as academias e Dojos estariam vazios e o Karate seria tão conhecido, divulgado e praticado como é o Sambo, o Nijutsu, o Aikido, o Wing Tchun, etc. O Karate é sem dúvida a Arte Marcial mais conhecida e praticada no mundo todo e grande parte disso devemos aos atletas, tecnicos e arbitros, goste ou não goste até quem critica acaba sendo beneficiado.

Temos boa empatia e bons exemplos de gente séria, humilde e educada. Por exemplo, se vc fala que é karateca para pessoas leigas de bem, elas sempre dizem: "Legal, o karate além de ser bom pra defesa pessoal, também tem muita disciplina e educação né..."

E, vc sabe onde as pessoas querem matricular os seus filhos? Numa academia de MMA, de JJ, de Pancadaria ou numa escola de Karate séria, que além de lutar e se defender, ensine as crianças, jovens e adultos a serem pessoas de verdade?

Outra coisa, quantas mulheres e crianças praticam Karate de Contato?
Se tiver 1% do número de gente que pratica o Karate "semi-contato" é muito né...

Porque o Karate "de contato" é muito bom e eficiente para quem já é forte ou está disposto a ficar forte fazendo ainda mais força ou treinando como um louco a vida toda. Mas o SHOTO, WADO, GOJU, etc nos moldes modernos, permitem que mesmo um sujeito leve, uma mulher ou jovem, possam se defender contra agressores usando, além da força e técnica, mas também a inteligência...

A Copa das Federações pode ter sido uma excelente idéia da Secretaria de Esporte do Estado do Pará, para direcionar a verba destinada ao esporte, fugindo da verdadeira confusão que é o Karate hoje. Por outro lado, esta medida é apenas um paliativo criado por uma entidade de fora do karate.


O que necessitamos é uma revolução interna no karate que una a mais respeitada "Arte Marcial do Mundo". Ou então a seleção natural vai se encarregar disso.

1 comentários:

fernando disse...

O que mais está acontecendo é que os atletas estão confundindo FEDERAÇÃO com ESTILO e acham que seu Karatê é mais verdadeiro ( ou oficial) que outro. E esquecem de onde vieram seus ensinamentos, os grandes mestres japoneses, cuja filosofia e tradição, vêm sendo esquecidas. Estas são as verdadeiras bases do KARATÊ ARTE MARCIAL. Sensei Fernando 3º Dan Shotokan.

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado