Testar a eficiência das diferentes artes marciais sempre fascinou o homem. Foi assim que o Jiu-Jitsu brasileiro procurou divulgar sua arte e por fim acabou se tornando muito procurada por novos praticantes. Assim nasceu o MMA que significa Misturas de Artes Marciais.
O Karate começa agora a ter divulgação neste tipo de evento com a participação de karatecas como Lyoto, Leon Walter, Glaube e Francisco Filho, entre outros. Mas o karate nunca precisou deste tipo de divulgação para poder atrair novos alunos. O Karatê desportivo por si só já tornou, no Brasil por exemplo, o segundo esporte nacional se for medido o índice de atletas federados, só perdemos para o futebol.
Com certeza o brilho dos eventos de MMA, seja em confrontos de VT ou de K1, fascina o homem. Em um desses encontros famosos o maior lutador de boxe de todos os tempos Muhammad Ali enfrentou o lutador de Pro-Wrestling Antonio Inoki.
Tudo começou quando Ali conheceu em uma festa Ichiro Yada, então presidente da Associação japonesa de wrestling amador. Ali perguntou a Yada, "Será que não existe qualquer lutador oriental para me desafiar ? Eu vou dar um milhão de dólares se ele ganhar" e disse que o boxe era o melhor estilo de luta. Yada trouxe este comentário para à imprensa. Inoki levou a sério e aceitou o desafio.Ali chegou ao Japão no dia 16 de junho, 10 dias antes da luta. Em todos os lugares que ele passou, ele recebeu um tratamento VIP. A primeira reunião entre Inoki e Ali no Japão foi num almoço dia 18 de Junho. Ali como de costume provocou Inoki com a sua lingua afiada. Em resposta, Inoki presenteou Ali com uma muleta.
Em 23 de junho, apenas três dias antes da luta rolou um jantar e uma seção de sparring para fotos, nessa seção Ali viu Inoki chutando a cabeça de seu parceiro de treinos e pediu para mudar as regras não permitindo chutes na cabeça, essa seção foi no Keio Plaza Hotel, em Tóquio. Até então, Inoki foi aceitando os pedidos de Ali para mudar as regras "se você não aceitar as nossas regras, nós vamos cancelar o encontro, dizia o staff de Ali. Inoki sugeriu que todo o prêmio ficasse com o vencedor e o perdedor não levaria nada com medo de Ali amarelar. Ali foi e assinou o acordo e luta teria 15 rounds de 3 minutos e ao invés de luvas de 12 onças, Ali usaria uma de 4 onças na esperança de bater mais forte.
Abaixo está o vídeo na íntegra deste curioso encontro.
0 comentários:
Postar um comentário