quarta-feira, 26 de março de 2008

Água



No último dia 22 de março tivemos o "Dia Internacional da Água". A Terra é azul, isso porque o mar cobre aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. Porém, apesar de tanta água (2/3) a maior parte dela é imprópria ao consumo. 97% da água esta no mar, 1,75% é água congelada na Antártica, ou outras geleiras, 1,243% está abaixo da superfície terrestre. Então, sobram somente 0,007% de água para ser consumida!!!!

Em um país como o Brasil, em pleno verão, com altas taxas de temperatura e umidade relativa do ar, não dá para resistir mais do que quatro dias. No frio, esse tempo pode chegar a sete dias - dependendo, claro, das condições físicas de cada um. Para se ter uma idéia, a perda média de água do ser humano é de cerca de 2 a 2,5 litros de água por dia, que saem na urina, fezes e suor - em dias quentes, chegamos a perder o dobro disso.

Pois bem, quando você sente sede é porque já teve de 1% a 2% do seu peso perdido em água. "Quando essa taxa passa de 5%, a pessoa começa a ter sérios comprometimentos clínicos", afirma o médico fisiologista Renato Lotufo. No calor, quatro dias a seco significam uma perda de mais de 20% do peso corporal - risco de morte imediata.

"Esportistas precisam ficar ainda mais atentos, pois a saída de líquidos é muito rápida. Há casos de morte por desidratação em triatletas que não se hidrataram por duas horas", diz Lotufo. E, se você seguir os comerciais de cerveja e mandar uma gelada em pleno deserto, a situação pode ainda piorar: o álcool acelera a desidratação’. O homem é composto por 70% de água.


Seguem alguns links interessantes que vale a pena dar uma lida:

  1. Tv Cultura - água, o desafio;
  2. WWF e ato de defesa das nascentes;
  3. WWF e ‘Água para a vida’;
  4. Importância da Água;
  5. Brasil das águas. Continuamos poluindo…;
  6. Importância da água em nossa vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado