terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Zanshin, a flecha já se foi mas o lançamento continua


Li pela primeira vez sobre o termo Zanshin no blog Kenshusei Karate-do do Sensei Roberto Sant´anna. Logo me veio o questionamento: "Eu preciso saber dele para ser uma karateka ?" Pelo menos o princípio preciso conhecer pois o sensei em questão criticava o modo de luta da WKF por não aplicar este princípio básico.

A primeira coisa a saber sobre Zanshin é que o termo é muito difícil de pesquisar. Existem algumas biografias como o The Martial Arts: Swordsmanship, Kendo, Aikido, Judo and Karate (As Artes Marciais: Espada, Kendo, Aikido, Judo e Karate), escrito por Michael Random. No capítulo "O Caminho do Arco e do Cavalo, Kyudo" explica que Zanshin é a oitava e última posição dessa arte. "A flecha já se foi, mas o seu lançamento continua... Zanshin é uma atitude da mente". Zanshin quer dizer "a mente que permanece" é o pós-pensamento. Pode-se usar o pós-pensamento num ataque surpresa?

Outra biografia é o livro Zanshin de Vince Morris. Sua explicação de zanshin parece ser como se fosse uma atitude que a pessoa tem no início de um combate. Como diz o Mestre Zen Takuan (1573-1645), Morris escreve:

Mizu no Kokoro ("A Mente como a Água"), sem emoção, refletido a tudo, e Solta no nada; concentrado não na derrota ou vitória, somente total e descontraída e indiscriminada concentração. Em uma palavra, zanshin.

Morris coloca o Zanshin antes de uma técnica, enquanto outras biografias a colocam por último. Seu livro é realmente sobre meditação, a concentração descontraída e indiscriminada referida acima, é a calma ou foco que se ganha com a meditação Zen. Voce leva o que sobra de sua meditação para o início de sua técnica. O Zanshin, da maneira que Morris usa, é shodo-o-seisu (controlando o primeiro movimento). Zanshin é controlar o que passou e estar pronto para o que esta por vir próximo.

Zanshin, literalmente significa "estado de alerta remanescente": esse termo significa forma física unida com a astúcia mental e concentração, resultando em um domínio ininterrupto do adversário.
Yadome-jutsu (arte de parar a flecha). Zanshin estava no seu ápice em Yadome-jutsu, pois o menor erro na postura e concentração, poderia resultar na morte.

Paulo Proença do Instituto Takemussu Dojo Kokor define Zanchin como “O Que Não Está Acabado Enquanto Não se Terminar". (It ain't over 'til it's over). Para o Sensei Roberto Sant`anna, os competidores WKF estão lançando a flecha e se esquecendo que só isso não siguinifica vencer a luta.



PS: Segundo o sensei José Roberto entre os critérios usados pela WKF, para a outorgação de uma técnica pontuável, o zanshin é essencial.

Uma pontuação é marcada quando a técnica é aplicada de acordo com os critérios a seguir, para uma área pontuável:

a) Boa forma
b) Atitude esportiva
c) Aplicação vigorosa (KIME)
d) Consciência (ZANSHIN)
e) Bom tempo
f ) Distância correta (MAAI)"

1 comentários:

Anônimo disse...

Recomendo uma boa lida no regulamento WKF. Entre outros 5 critérios para a outorgação de uma técnica pontuável, o zanshin é essencial.
Não vamos tomar os erros como acertos.

OSS!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado