terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Kalaripayattu: mãe das artes marciais

O termo Kalaripayattu pode ser traduzido como “praticando as artes do campo de batalha” no dialeto Malayalam, falado no estado indiano de Kerala. Esta arte marcial era praticada originalmente pelos guerreiros de Kerala para aguçar suas habilidades em combate. Em tempos remotos, disputas entre os nobres indianos também surgiram com o aparecimento de um torneio de Kalaripayattu.

Esta arte ancestral é chamada de “a mãe de todas as artes marciais” – até mesmo a chinesa Shaolin chuan do famoso templo Shaolin tem sua origem no Bodhi Dharma, um monge budista indiano que era especialista em Kalaripayattu.

O Kalaripayattu exibe uma grande influência do ayurveda – um sistema indiano ancestral de medicina holística – assim como formas clássicas de dança de Kerala, como Kathakali. Os gurus do Kalarippayyattu às vezes incorporam massagens com óleos medicinais tradicionais para os estudantes, conhecidos como thirumal, para aumentar a flexibilidade ou tratar lesões musculares sofridas durante a prática. Por isso esta arte marcial é popular entre dançarinos que buscam uma maior agilidade física e flexibilidade.

Treinamento de Kalaripayattu

Praticado dentro de um Kalari – uma arena similar a um dojo – o Kalaripayattu se divide em dois estilos distintos, Vadakkan Kalarippayattu ou “estilo do Norte”, e Thekken Kalarippayattu, ou “estilo do Sul”. O Vadakkan executa graciosos movimentos com o corpo, enquanto o Thekken envolve movimentos muito rápidos e econômicos, ainda que vigorosos.

O iniciante passa primeiro por um condicionamento físico por meio de seqüências rigorosas para ampliar a coordenação neuro-muscular. Em seguida, vem o treinamento de luta com longas armas de madeira, seguido por adaga, espada e escudo. Finalmente, o praticante treina o combate corpo-a-corpo, incluindo golpes em pontos vitais do corpo, agarramentos e chaves de braço.

Um verdadeiro praticante de Kalarippayattu também passa por treinamento médico e aprende como tratar ferimentos com medicinas tradicionais. O praticante que se torna totalmente adepto em todos os aspectos se torna um mestre completo, chamado Gurukkal.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado