quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O Kata e o kumite



Kata e Kumite são como duas rodas de uma carroça. Os kata são praticados com a finalidade de aprender técnicas de ataque e defesa, e movimentos corporais; nesta forma de prática, o adversário existe apenas no olho da mente. No kumite, outro método de treinamento, dois homens se enfrentam e demostram as técnicas. Consequentemente, este método pode ser considerado uma aplicação dos fundamentos aprendidos no kata e pode ser considerado uma espécie de disputa.

Antigamente, em Okinawa, o karate baseava-se quase que exclusivamente no kata. Raramente a força de um soco ou bloqueio era medida pelo que se chamava kakedameshi.

Despois de sua introdução no Japão, o karate aos poucos foi se tornando popular entre os homens jovens e foi, inevitavelmente, influenciado pelas artes marciais japonesas. O kumite básico, que passou a ser praticado no final da década de 20, foi estudado e aprimorado, e o jiyu kumite foi desenvolvido. Hoje, o kumite é amplamente praticado como método de treinamento.

Como o kumite passou a existir somente devido à introdução do karate no Japão, ele é um aspecto relativamente novo dessa arte de defesa pessoal. Assim, exatamente como os predecessores de antigamente assumiram a tarefa de aperfeiçoar o kata, é dever dos karateca de hoje desenvolver o kumite e levá-lo ao mesmo nível do kata.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado