quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Não me deixarei abater, disse Ciça a Lancenet

Aos 43 anos, Maria Cecília foi impedida de lutar o Campeonato Estadual por equipes.

Maria Cecília com o trofeu de campeã mundial de 2008 (Crédito: Divulgação)

 

Maria Cecília com o trofeu de campeã mundial de 2008 (Crédito: Divulgação)

 

Sandro Miranda

SANDRO MIRANDARIO DE JANEIRO
Entre em contato

 

 

Exemplo de vitalidade e superação para karatecas de todo o Brasil, Maria Cecilia de Almeida Maia foi da felicidade à decepção em pouco mais de um mês e meio. Em outubro a carioca de 43 anos se sagrou campeã brasileira na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Um título expressivo na carreira da atleta, que também se orgulha de ser tricampeã mundial. No entanto, apesar do currículo vitorioso, Maria Cecília foi afastada dos tatames cariocas nesta semana, por causa da idade.

Durante a disputa do campeonato Estadual, uma diretora da Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) dirigiu-se à mesa, onde por votação decidiram que Ciça - como é carinhosamente conhecida pelos competidores e praticantes - só poderia lutar se fosse na categoria Master. Foi um duro golpe para a atleta, que não se conforma com as regras adotada em território fluminense.

- Existem regras internacionais e todas as outras regras devem ser baseadas por elas. Em um estatuto internacional a categoria adulta é de 18 anos a 45 anos, e no estatuto do Rio de Janeiro é de 18 a 34 anos. Ano passado eu competi nessa mesma categoria e esse, ano como tinham determinadas atletas, quiseram fazer valer o estatuto do Rio - protesta a karateca, em entrevista por telefone ao Lancenet!.

Ciça alega que esse tipo de situação acontece apenas no Brasil, uma vez que em outros países, como Japão e França, ela é tratada como convidada especial, com admiração e respeito dignos de uma grande campeã.

Visando ao crescimento do esporte no País, a atleta faz um desabafo:

- Eu acho que o esporte poderia crescer muito mais se houvessem dirigentes preocupados com o engrandecimento do karate do que com a idade de quem tem 30 ou 40 anos - dispara.

A repercussão do caso entre os amantes do esporte foi imediata. Karatecas de todo o Brasil tomaram as dores de Maria Cecília e, por meio de mensagens postadas em um blog - 'Karate das Meninas' - mostraram sua indignação com a atitude da FKERJ. Se por um lado ainda esteja desapontada, por outro a atleta garante que não se deixará abater.

- Eu sinto que, ao acontecer algo tão lamentável, eu ganho força, conquisto mais títulos, mais vitórias. Eu só vou parar de competir quando achar que a minha missão como atleta acabou, pois depois disso terei outras missões com certeza, e uma delas é fazer por outros atletas o que não encontrei quem fizesse por mim - afirma.

Nesta sexta-feira, haverá a entrega da premiação do Campeonato Estadual de 2009 no Estádio Célio de Barros, Maracanã, às 18 horas. No encontro estarão não apenas colegas de treino de Ciça, mas também professores de dezenas de academias, atletas de todo o território nacional e fãs mirins e adultos, que torcem para que a FKERJ repense a decisão.

Fonte: Lancenet

6 comentários:

Anônimo disse...

Essa atitude da Diretora foi porque suas filhas estariam competindo contra a atleta Ciça, e como as mesmas só ganham aqui no Rio, com certeza com a Ciça na categoria seriam humilhadas, por isso de tal atitude que impediu e desrespeitou a nossa Grande Campeã.

Anônimo disse...

ESSA DIRETORA NÃO TEM ESCRUPULOS E NEM RESPEITO A UMA VERDADEIRA CARATECA E CAMPEÃ MUNDIAL A NOSSA ETERNA CIÇA , ESSA DIRETORA NÃO MERECE ESTAR NESSA DIRETORIA DE PESSOAS DIGNAS E COMPETENTES COMO SEMPRE FOI DURANTE 10 ANOS , ELA TEM QUE PROCURAR O EEU LUGAR EM OUTRO TIPO DE ESPORTE E NUNCA NO KARATÊ , FORA DAI...

Anônimo disse...

Baseando com as informações divulgada pela mídia nacional sobre o caso sa karateca Maria Cecilia , esta Diretora da FKERJ , demonstrou a maior prova de discriminação e racismo com relação a atleta e essa diretora não dee saber que RACISMO NO BRASIL É PASSIVO DE CADEIA...

Anônimo disse...

Cari amigos...creio que ela deve saber né?Ela é advogada...Pois se não sabe vai saber, pela indignação de todos esportistas. Eu não sou karateka, sou atleta de Judô. MAs no mínimo devem desculpas a esta grande atleta.

Unknown disse...

NÃO sou anonima não..e venho aqui dar um conselho para a Sra diretora da FKERJ.."PEDE PRA SAIR BETH" vc envergonha a nossa federação.Maura Helena (moaquinha)

Carlos Lourenço disse...

É por essas e outras que o karate do RJ não vai pra frente. Mais tenho certeza que os responsáveis por mais uma façanha ridicula dentro do karate, estão no lugar que devem esta e NUNCA vão sair da inércia que se encontram enquanto seres humanos.....

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado