segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"DURA LEX, SED LEX"

O Karatê das Meninas recebeu um correio eletrônico em resposta a publicação “Um Dia Triste para o Karatê Carioca” da assessora jurídica da FKERJ, a senhora Elizabeth Pereira. Abaixo está a transcrição do correio.

image

Elizabeth de Almeida Viana Pereira
Diretora Jurídica da FKERJ e comissão de arbitragem

Tendo em vista que não consegui postar o comentário em seu interessante blog, sirvo-me deste e-mail para manifestar-me sobre a matéria de vocês.

A questão, queridas karatecas, é o ofício da FKERJ que determinou idade limite para a disputa, isto é de 18 a 35 anos, e não "18 acima" como em outros campeonatos. "DURA LEX, SED LEX", A LEI É DURA MAS É A LEI.

No dia em que passarmos a desrespeitar as leis e os regulamentos, estaremos contrariando a sociedade que os criou e o próprio DOJO KUN.

Respeitar acima de tudo é uma máxima que muito se apropria ao caso em tela pois tenho a certeza de que vocês como atletas e membros de uma família distinta hão de compreender que as decisões importantes fazem parte da vida e da função que se ocupa e isso só com a experiência e sabedoria dos anos de vida e de karatê como eu tenho se alcançam.

O objetivo não é o de agradar mas de fazer o certo, o que sempre estarei pronta para fazer por todos os atletas e responsáveis do karate, pelo engrandecimento do nosso esporte. Oss!

Elizabeth de Almeida Viana Pereira
Diretora Jurídica da FKERJ desde 2000
Faixa preta Professora de Karate

Profissional de Educação Física e Advogada

12 comentários:

Anônimo disse...

Até onde eu sei o atleta independente da categoria ser 18 a 35 anos, se tiver mais de 35 se capacitado poderá sim disputar a categoria sênior. Temos como exemplo a própria Ciça campeã brasileira de 2009 em Natal e Hortulano 3° lugar no brasileiro de Natal 2009, ambos acima de 35 anos e capacitados. No kata temos o Frabrice Chiron campeão brasileiro 2009, também acima de 35 anos e capacitado, e todos abrilhantam os eventos nacionais. o que não pode é disputar duas categorias, master e sênior, mas se estiver capacitado pode disputar o sênior. acho que o que ocorreu foi um meio da Ciça não esculachar as novinhas como ocorreu no brasileiro.
É uma pena não termos respeito e conhecimento, como ocorreu no intercolegial onde o regulamento escolhido foi as normas WKF vigente e na competição foi dito que não tinha arbitro no Rio capacitado nas novas normas que estão vigente desde 2007. Mais uma vez o Rio perde e fica para trás.

Anônimo disse...

Só para lembrar a Ciça estava na lista das 4 melhores do país para integrar a seleção permanete da "CBK" até 2012, para o Jogos Panamericanos e Sulamericanos, mundiais e competições internacinais. Falta de respeito perante a atleta que ainda vai esculachar muita garotinha.

Anônimo disse...

Mais uma lembrança é o nosso atleta da seleção brasileira da "CBK" o Jurandir Andrade de 42 anos que faz parte da equipe de kata que representa o Brasil em mundiais e nos jogos sulamericanos e panamericanso até 2012, quem sabe o Rio possa impedí-lo também de participar por ter mais de 35 anos. Vamos impedí-lo também como todos os outros acima de 35 anos que competem em eventos nacionais e ainda internacionais pela "CBK" e deixar esses karatecas podres da "FKERJ" que nem merecem vestir kimonos no lugar deles, para nos envergonhar. "Atletas frustados".

Anônimo disse...

UMA VERGONHA ! CIÇA, VOCÊ TEM TODO O NOSSO APOIO.
A FEDERAÇÂO DO RIO TOMA UMA ATITUDE RIDÍCULA CONTRA A CIÇA E CONTRA O NOSSO ESPORTE.
VEGONHA É O QUE NÓS KARATECAS SENTIMOS.
JOÂO CARLOS - SÂO PAULO

Anônimo disse...

Será Discriminação ?
Será inveja ?
O que será ?
Atitude ridícula e impensada de pessoas que só devem ficar de kimono atrás de uma mesa.
Atítude que a família karateca não admite. Faltar respeito com quem tanto nos deu alegria?
Sai pra lá com regulamento escrito por quem não sabe. Nossa Idola tinha que ter lutado e ter sido respeitada. Um papel nunca vai ser maior que uma pessoa diretora da FKERJ.
No meu estado ela tinha lutado com certeza, senão todos nós sairíamos do campeonato.
OSS aos karatecas de coração.

João Henrique dos Santos Ribeiro disse...

primeiro eu não vou ser anônimo, Sou eu João Henrique dos Santos Ribeiro, faixa preta 4 Grau, que treina eu não ganhei meus Dans e muito menos minha faixa preta, Tenho no meu currículo, somente )3 campeonatos Brasileiros, e 15 anos como atleta da seleção estadual do RJ, e 10 titulos estaduais. E ainda desenvolvo um dos maiores trabalhos socias de karate do Interior do Estado.
bem vamos a esta Balela toda que esta por ae. É simples,se na CBK pode, na Olimpiada (em qualquer esporte)pode, pq na FKERJ não pode?
Bem para quem não luta, e não tem uma história para contar e manter dentro do esporte, é muito fácil tomar esta decisão. Afinal, não sabe qual é este prazer, não sabe o valor que tem uma vitória feita com luta e esforço. Melhor nos escondermos atras de leis, que preservam interesses, que com certeza nào sao o da Ciça ou de qualquer atleta. Como eu por exemplo.
Pensemos no espetaculo, no valor que a participação da Ciça terá para o evento, ou querem que ela vença por WO na categoria que a impõem? Será mas Bonito?

Será que as pessoas que determinam isso, teriam coragem de colocar o mesmo Kimono que devemos respeitar, e se colocaria a disposiçào para treinar com a Ciça ou comigo?

Nào se trata de lei, se trata de Budô, respeito!!! Para quem é fraco vale a constituiçào e suas Leis para os VERDADEIROS Karatecas vale o Budô, este sim nossa lei magna.

Vou até me inscrever no proximo campeonato na categoria adulto aos 40 anos, só pode me barrar quem tiver mais história do que eu e não em venham com leis sou regido pelo BUDÔ, mas isso só os KARATECAS conhecem, não qualquer um.

No mais um abraço, e se preocupem com coisas maiores para o engrandecimento do Karate.

OSS!!!!

Anônimo disse...

Estive no sulamericano e vi o quanto nossos juízes de karate-do estão desatualizado e diz informados...isso é uma vergonha. A capacidade para entrar em jogos olímpicos tem que ter ordem, por isso existe conselho de escola conselho de professores, conselho de arbitro..então vão ficar nessa? Só o karate perde com discriminação de atletas como a Ciça.

Anônimo disse...

ESSA ATITUDE DA FKERJ CONVOCAR UMA REUNIÃO COM DIRETORES DA MESMA PARA IMPEDIR QUE A NOSSA ESTRELA MAIOR DO KARATÊ RECONHECIDA NACIONAL E INTERNACIONALMENTE CONHECIDA E ADMIRADAS POR UMA LEGIÃO ENORME DE FÃS , FOI UMA ATITUDE ABSURDA E SUSPEITA , E PIOR FOI SER APROVADA PELA COMISSÃO DE DIRETORES QUE COM CERTEZA NÃO DEVEM CONHECER A ATLETA MARIA CECILIA OU SÃO PESSOAS OU DESPROVIDAS DE MASSA CEFÁLICA OU DEVEM TER ALGUM DISTURBIO MENTAL PARA TOMAR ESSA ATITUDE QUE VERGONHA PARA O KARATÊ DO RIO DE JANEIRO, COM ESSA ATITUDE DESVALORIZANDO A ATLETA DO PRÓPRIO ESTADO ISSO SÓ PODE TER INTERESSE PARTICULAR DE ALGUEM. MEUS PESAMES PARA AQUELES TODOS QUE VOTARAM A FAVOR DA CIÇA NÃO PARTICIPAR DO CAMPEONATO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO , SE NÃO QUIZEREM ELA MANDE ELA PARA O NOSSO ESATDO QUE AQUI ELA SERÁ BEM VALORIZADA. QUE VERGONHA NA FKERJ.

Maura Helena - Mosquinha disse...

Eu Maura Helena ( Mosquinha ), fiquei indignada com os acontecimentos envolvendo a atleta e sua companheira de seleção Carioca e Brasileira em anos anteriores Maria Cecilia de Almeida.
Não entendo como pessoas que começaram ontem no karate e não possuem nenhuma história em nosso esporte pode impedir uma atketa do gabarito da Ciça de qualquer coisa em nossa nobra arte?
Gostaria de saber quantos anos de karate e quantos títulos conquistados possue a diretora da FKERJ ? Quais as copetições competiu ?
Sem blá blá blá, foi um desrespeito com a atleta. Estava até ensaiando minha volta aos tatames em 2010, de onde me afastei por motivos de estudo e trabalho. vou repensar se essa federação vale o meu esforço de atleta para lutar por ela.
Diferente de certas pessoas tenho história, fui atleta da seleção carioca e brasileira, Campeã Carioca por muitas vezes, brasileira outras, Campeã Panamericana e terceira atleta do mundo pela seleção de juniores.
Torço sinceramente que coisas como essa não se repitam e arranhem a imagem de nosso esporte.

ricardo soares cabral ( mato grosso) disse...

SÓ LEMBRANDO A ESSA DIRETORA DE FACHADA DA FKERJ DISCRIMINAÇAÕ E RACISMO É CADEIA NO BRASIL SE ELA NÃO SABE DISSOFICA SABENDO AGORA ...

Thiago Rufato disse...

RIDICULA!!!
A CIÇA É ETERNA. ESTÁ ACIMA DE CRONOLOGIA, É A NOSSA MAIOR REPRESENTANTE! ME DIZ UM TÍTULO DO KARATE MUNDIAL QUE A CIÇA NÃO POSSUA? OPEN DE PARIS, MUNDIAL, COPA DO MUNDO, PAN, SULA!!!

FEDERAÇÃO DO RIO NÃO PERMITAM ESSA CRUELDADE E CANALHICE COM UMA PESSOA QUE SÓ FEZ ESSE ESTADO CRESCER!!! TENHAM HUMILDADE E COLOQUEM AS COISAS E PESSOAS NO SEU DEVIDO LUGAR... CIÇA NOS TATAMES E ESSA DIRETORA NO RAIO QUE A PARTA!

Thiago Rufato
Sumaré/SP

Thiago Rufato disse...

CURIOSO O TÍTULO USADO POR ESTA ADVOGADA...DURA LEX, SED LEX... Sim pode até fazer sentido porém sendo a FKERJ filiada a CBK, seu regulamento DEVERÁ se basear no da CBK assim como o da CBK no da WKF, pois isso caracterisa o Karate da FKERJ como Karate OFICIAL. Portanto cara advogada, ao invez de fazer manobras para tirar um MITO de cena, você com toda sua disposição JURIDICA não faz com que a FKERJ siga as normas mundiais vigentes? USE SEU "CONHECIMENTO" PARA O BEM!!! e não para subtrair do nosso KARATE nossos ídolos verdadeiros. CIÇA A MELHOR ATLETA BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS!!!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado