A melhor maneira para tentar evitar a doença é redobrar o cuidado com a higiene, como lavar as mãos sempre que possível e limpar bem equipamentos e objetos de uso comum. Isso inclui os aparelhos usados nas academias de ginástica.
Além de cuidar da limpeza das mãos e da higiene dos equipamento de proteção individual, as pessoas devem prestar atenção à ventilação no dojô. É importante que as janelas estejam sempre abertas. Tem gente que escolhe esse lugar para malhar.
Na aula de karatê, a preocupação é quando os alunos ficam muito próximos uns dos outros para fazer os exercícios. Por isso, antes de cada prática, o professor orienta o grupo.
Erika investe também em uma alimentação saudável para aumentar a proteção. O médico infectologista Stefan Cunha disse que a nova gripe não deve impedir a prática de exercícios. Quem não apresenta os sintomas, não tem desculpa pra faltar da academia.
“Se a pessoa faz o seu exercício normalmente, nesse momento não precisa parar o exercício. O organismo dela já está acostumado com essa rotina de exercício. Se a pessoa estiver com algum sintoma inicial de mal estar e indisposição, é melhor ficar repousando porque é a hora que o organismo precisa repousar”, explicou Cunha.
O professor de karatê Klemerson Chagas lembra que o cuidado com a higiene é importante em todo lugar e que não tem motivo pra ficar paranóico. “A gente vive num mundo cheio de bactérias. Se a gente for pensar no risco de cada uma delas, a gente não sai de casa”, disse.
No total, sessenta e nove pessoas já morreram no Estado de São Paulo por causa da nova gripe. Quem tem os sintomas da doença, já passou pelo médico e tem receita para tomar o Tamiflu pode pegar o remédio, de graça, em uma das AMAs da prefeitura. No telefone 156, os interessados podem saber qual o ponto de distribuição mais próximo de casa.
0 comentários:
Postar um comentário