segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Festa do Karatê na Terra de Dercy Gonçalves


Cerca de 200 atletas de Karatê de todo o estado do Rio de Janeiro foram até Santa Maria Madalena, terra da saudosa Dercy Gonçalves, para participar do Primeiro Madalena Open de Karate. O torneio ocorreu no Ginásio Santa Maria Madalena que fica ao lado do museu da cidade (Casa da Cultura Professor Francisco Portugal Neves). Este museu chamou muito a atenção de pais e atletas que puderam observar objetos de arte dos períodos da escravatura e do domínio católico/cristão, jornais centenários, maquinário da imprensa do início do século passado, entre outras curiosidades,fazem parte do valioso acervo.

Jade e Ciça, a última foto entre elas Jade batia no ombro da Ciça
Fazia muito frio na cidade que se localiza na região serra do Rio de Janeiro. A cidade recebe o título de 3º melhor clima do Brasil, cuja classificação foi resultado de um minucioso estudo feito por cientistas alemães em meados dos anos 60. A hospitalidade e o público presente aqueceu o ginásio lotado que aplaudiu muito a presença das maiores estrelas do Karatê do Rio de Janeiro e do Brasil.

Concentração dos atletas em frente ao ginásio.
Estiveram presentes figuras ilustres como um dos únicos presidentes de Federação de Karatê do Brasil que é unanimidade o Sensei Fernando Gomes. Estiveram também presentes os principais senseis do Rio de Janeiro como Bagestão, Maoel Varella (ex-Vasco atual mangueira) e Fernado Ribeiro. Além deles estiveram presentes atletas ilustres no Karatê carioca como a Maria Cecília (a Ciça), Elizabeth (atual campeã sulamericana e panamericana), Juarez dos Santos, campeão dos jogos do Pan Rio 2007 entre outros.

O karatê das Meninas, primeira associação a desfilar.

A festa também teve uma conotação política haja vista a participação de figurões da política da região que vai desde Macaé até Madalena. Por isso, foi feita uma homenagem que dignifica o Karate acima de tuso, que foi a marcação em placa de concreto de pés e mãos dos atletas Juares dos Santos e Ciça para fiquem eternizados no museu da cidade. O torneio teve a organização toda feita pela FKERJ o que abrilhantou o evento dando uma feição de primeiro mundo ao evento.

Karate das meninas no museu de Santa Maria Madalena

Depois de tudo isso se iniciou a festa do Karatê propriamente dito onde os principais atores são os atletas. O Dojô Karate das Meninas de Macaé foi a primeira associação a ser chamada e foi aplaudida de pé pelo público da cidade que lotou o pequeno estádio municipal. As meninas do Karatê das meninas fizeram bonito e conseguiram 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e 1 de bronze.


Larissa recebendo sua prata do Kata.


O que se via eram muitos karatecas que usualmente não participam dos torneios estaduais, que talvez pela centralização na capital fluminense prejudicam suas participações. Mas também houve uma participação expressiva de karatecas da capital, da baixada fluminense e Campo Grande que acabaram por elevar o nível da competiçao. Outro destaque do torneio foi o Open que premiou os atletas com o troféu Dercy Gonçalves, e também com premiação em dinheiro.

Caso Dercy Gonçalves ainda estivesse viva com certeza diria, em alto e bom som, esta festa do karatê foi do car#¨$¨#$.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado