segunda-feira, 20 de julho de 2009

Japão reconhece e premia mestre brasileiro de Karatê


Em maio deste ano Mestre brasileiro nissei residente no Japao Tetsuyoshi Kodama foi condecorado pelo Conselho da Ordem de Rio Branco no grau de Oficial, por Decreto de 5 de maio de 2009 e assinada pelo Presidente Lula. A cerimônia de entrega das insignias e do diploma foi realizada no dia 10 de junho em Hamamatsu. O mestre de Karatê Tetsuyoshi Kodama, foi condecorado por seu trabalho social e de intercâmbio entre as comunidades brasileira e japonesa, comemorou neste domingo com as autoridades de Shizuoka, sul do Japão, o prêmio recebido, do qual disse sentir "muito orgulho". O professor, nascido de pais japoneses no Brasil em 1965, está há 18 anos e meio no Japão, onde seu trabalho tem um grande impacto social, pois serve como método de prevenção e redução das atividades criminosas entre os imigrantes."


Kodama nasceu e cresceu na cidade de Sao Bernardo do Campo, onde iniciou a pratica do karate aos 14 anos. Filho de feirantes, trabalhou nas feiras-livres ate seus 19 anos. No Brasil tinha sua propria academia e era tambem instrutor de karate no Clube da Volkswagem, foi campeao paulista e vice-campeao brasileiro de karate, e aos 25 anos decide ir ao Japao para aperfeicoar o karate incentivado pelo Grao-Mestre Yoshiji Soeno.


Aprender Karatê é uma maneira de não estar na rua e diminui o risco de cair na delinquência", declarou o professor de 44 anos. Kodama recebeu no dia 10 de junho o prêmio por sua contribuição, mas comemorou neste domingo a ocasião com as autoridades locais de Shizuoka, sul do Japão, onde fica sua academia de Karatê e kickboxing, e o ministro de Educação japonês, Ryu Shionoya."Quando fiquei sabendo que receberia a condecoração, levei um susto no começo, mas a verdade é que estou muito emocionado", disse o brasileiro descendente de japoneses, nikkei, como são conhecidos no Japão.





"É algo muito importante, porque é a primeira vez que concedem um prêmio assim a um professor de Karatê". Aos 27 anos, ele abriu sua primeira academia no Japão em um ginásio esportivo de Hamamatsu, sul do país, e, posteriormente, em janeiro de 2005, fundou a Academia Kodama Dojo, de onde se transformou em um ícone do Karatê no Japão. Kodama, que divide seus trabalhos de professor com a Presidência da Associação Mundial de Karatê em Sizuoka, ganhou campeonatos ao longo de sua carreira.




Ele já venceu o Torneio Shidokan no Brasil, foi vice-campeão brasileiro de kumitê, ficou em terceiro lugar no Torneio Nacional de Karatê do Japão e foi campeão nacional de kata em seu país de amparada, entre outros títulos. Além de dar aulas e organizar torneios, Kodama dirige desde o ano passado a Aliança de Intercâmbio Brasil-Japão, uma entidade que tem como objetivo fortalecer os laços entre a comunidade brasileira e a japonesa, através de atividades culturais, educativas e esportivas.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado