terça-feira, 21 de abril de 2009

O que é melhor, uma boa idéia ou uma boa oportunidade?

Samara Jardim e seus karatecas, a grande vencedora do torneio de iniciantes


Antes de por aquela idéia maravilhosa em prática é bom pensar um pouco. Na maioria dos casos, os empreendimentos são cópias de outros empreendimentos, de outras regiões, de outros países ou mesmo da concorrência da própria vizinhança. Então porque ficar atrás de grandes idéias? Existe um mito muito difundido de que o grande segredo dos empreendimentos está na idéia maravilhosa, sem similar, inédita. Mas poucos são os privilegiados que acordam de manhã e conseguem ter estas idéias que vão mudar o mundo.

O segredo é não se prender a idéias, mas a oportunidades. Mas qual é a diferença entre idéia e oportunidade? A idéia é algo livre, espontâneo, que não tem comprometimento com nada e em dar certo. É fruto da criatividade e de descobertas. Já a oportunidade é uma idéia trabalhada, analisada, calculada e, se possível, testada, que tem chances de sucesso, pois envolve uma análise econômica de investimentos e retorno potencial. Desta forma o campeonato do Rio de Janeiro de iniciantes acabou sendo um fiasco. Pouquíssima participação e o não comparecimento do maior associação de Karatê do estado do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama. Voltamos a ver algo que já não se via a tempos em torneios da FKERJ, os tristes campeões por "WO".

Um campeonato de iniciantes visa incentivar quem está começando. Mas começar pagando um preço alto, a vista e em várias etapas por um torneio sem destaque é algo tenebroso, que ruma ao fracasso. Caso se queira atrair os novatos, que são muitos no Rio de Janeiro, época em que as disputas estão todas voltadas para os karatecas de maior graduação, pois estamos em época de formação da seleção fluminense de karatê, deveríamos ter uma competição mais simples no seu formato e mais formal no seu título.

Deveríamos ter uma competição em uma só etapa, deste modo o preço da inscrição estaria mais condizente com a realidade de karatecas em início de atividade. O título em jogo deveria ser o de campeão estadual iniciante e não um mero torneio cuja descrição era circuito iniciantes coma 3 etapas. Na verdade sste torneio vinha sendo muito esperado pelas academias e associações no intuito de desenvolver o interesse dos novos karatecas pelo esporte, mas da maneira como foi colocado, simplesmente, o tiro saiu pela culatra. Às vezes é preciso dar um passo atrás para se dar três à frente.

Do torneio temos a destacar que foi o primeiro torneio na esfera estadual, em muitos anos, que não foi vencido pelo Vasco da Gama. A grande vencedora foi a Academia Samara Jardim de Macaé, que mesmo tendo que viajar mais de 200 km até o Rio de Janeiro, foi a única que deu crédito ao torneio e levou seus vários alunos sagrandose campeã.


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado