Afsaneh Bagheri, possui 6o. Dan de karatê, técnica da seleção iraniana de KaratêTodo o esforço que as mulheres fazem para prtaicar o Karatê no Iran, e conseguir participar de um campeonato nacional, o primeiro em muitos anos. Atualmente, cerca de 63.000 mulheres praticam karatê no Iran. Todo ano ocorre o campeonato nacional em Teran. A treinadora da seleção nacional a karateca Afsaneh Bagheri, possui 6o. Dan de karatê shotokan. Ela começou o karatê há 30 anos atrás, quando tinha 12 anos de idade. Ela sofreu muitos problemas para treinar karatê, pois a sociedade persa não aprova o karatê para as mulheres.
Ela foi campeã mundial em 1997 tanto no kata como no kumite. Depois das reportagens do sucesso internacional da karateca, a sociedade iraniana passou a apoiar o karatê para as mulheres naquele país. Eis uma grande importância do esporte para o Karatê.
Contudo, a lei de vestimenta fez com que as iranianas não podessem mais participar de competições. Mais tarde o desenvolvimento da vestimenta da cabeça sob o kimono pode fazer com que as mulheres podessem voltar as competições internacionais. Artes marciais são uma tradição antiga no Irã e o Karatê é muito bem aceito pelas mulheres. O país apresenta um grande sucesso internacional em competições femininas, mais sucesso que os homens.








0 comentários:
Postar um comentário