A família Park acumula tantos troféus que poderia encher um dos quartos de sua casa. A filha mais velha, Jessica Park, de 17 anos, optou por participar de um torneio de Karatê acima de sua categoria, ou seja, no adulto. Foi na categoria adulto feminino fora de faixa preta. Ela terminou como a grande campeã.
Na mesma competição, cada um dos Park chegou em casa com um prêmio. Mas para os Parks, não é a coleção de troféus que conta. É a disciplina, o respeito da família e da obrigação de karatê que lhes dá laços mais próximos entre si. "É uma forma de vida para mim, e é algo que eu poderia passar para as crianças", disse Todd, que começou karatê aos 12 anos e agora é um instrutor - ou sensei - no Condado de Licking nos EUA.
"É simplesmente uma grande família e o karatê é algo que podemos fazer junto”. Cada uma das crianças que participam do karatê - Jessica; Olivia, 14, Blake, 13; Mikayla, 11, Lucas, 8, e Zion, 6 - começou no esporte aos 5 anos, mas estavam prontos para começarem mesmo antes, disse sua mãe, Kendra Park. Jessica está freqüentando aulas em Ohio na Central Technical College e da Cornerstone Co-op, e trabalha em um escritório local de medicina veterinária.
"Com uma grande família, é preciso um esporte onde você pode ter vários filhos em pelo menos uma vez ao mesmo horário," disse o pai, Toddy Park. Jessica, ganhou a faixa preta aos 12 anos, disse que pretende ficar com karate tanto tempo quanto possível - para acompanhar o pai dela. "Eu definitivamente quero manter, esperemos que a minha vida inteira", disse Jessica, cujo currículo ostenta grandes títulos.
Jessica disse que na sua universalidade o karatê leva recursos a ela. "Eu gosto de karatê pois é algo que você pode fazer aos 5, e você pode fazê-lo também 50 anos de idade." Kendra disse que tem visto a disciplina do karate traduzir para o lar, também. "Só o respeito e a disciplina", disse ela. "Eles são muito respeitosos, eu acho." Todd disse que as crianças têm diferentes tarefas semanais e requisitos que devem fazer para avançar para a próxima faixa, realizado com a adesão a três princípios do karatê: rápidez, completa e alegremente.
Embora cada um dos filhos terá tido uma ruptura com o desporto a uma hora ou outra, em função do trabalho e do estudo, o Karatê é uma disciplina que os mantém unidos.
0 comentários:
Postar um comentário