sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mudanças nas Regras de Competição do Karatê-Do


Abaixo está o resumo das novas incorporações nas regras de competições de Karatê-Do. Para um entendimento mais abrangente aconselhamos que se leia a regra por completo.



Artigo 2.

Árbitros devem vestir calça em uma cor aceitável, dentro da gama de cinza médio e cinza claro.

Proibido o uso de fitas, pérolas e outros enfeites nos cabelos dos concorrentes. Permite uma borracha ou uma discreta xuxinha.

Categorias que não sejam do adulto usará a nova máscara da WKF e proteção de corpo da WKF.

 

Artigo 5. Duração das  lutas.

A duração de uma luta será de três minutos para se Kumite adulto (ambas as equipes em cada categoria), e quatro minutos nas lutas finais e semi-finais.

Os combates no feminino Kumite adulto será  de dois minutos e três minutos em nas finais e semi-finais. As reuniões das categorias de base e Júnior serão de dois minutos.

Para auxiliar o árbitro na penalização de Categoria 2, "Atoshibaraku" foi dado a 10 segundos, em vez de 30 segundos.



Artigo 6. Pontuação

A pontuação foi consideravelmente simplificado da seguinte forma:

Sanbon será concedidos para chute Jodan e qualquer outra técnica utilizada em um adversário que foi atirado ao chão ou caiu.

Nihon para chutes Chudan.

Ippon para Chudan ou Jodan Tsuki. Uchi.

Jodan não é permitido o contacto com técnicas de mão (com máscara incluída) para juniores e categorias de base são permitidos apenas um ligeiro toque (touch pele) para Jodan chutes. Para marcar a distância aumenta para 10 cm na face, cabeça ou pescoço. Os 5 cm foram mantidos para as categoria com mais de 18 anos.



Artigo 7. Critérios de decisão

Encho Sen foi abolido e em vez dele introduzindo Sai SHIAI (um velho conhecido dos mais velhos, 2 a 2 minutos de Sai SHIAI chegou a ser considerado no momento oportuno). Sai SHIAI será uma nova luta de um minuto. Todas as pontuações e penalidades antes desaparecem dos marcadores. A maior pontuação ganha, ou a decisão é tomada por HANTEI.



Artigo 8 (apêndice 3) Comportamento Proibido.

O primeiro exagero de recebimento de lesão receberá Keikoku Ippon dado ao adversário; casos mais graves podem receber Hansoku Chui ou diretamente Hansoku. É importante compreender a diferença entre a exagerar o efeito de um contato real ou lesão de um verdadeiro contato (que deve receber Shikkaku).

 
Quedas perigosas
Está expressamente proibido agarrar o adversário abaixo da cintura ou puxar as pernas embaixo. Todas quedas perigosas serão punidas como penalidade Categoria 1.

Também estarão nesta categoria todas as situações onde o participante tenta executar ao longo do tempo fuga do combate com intuíto do adversário não tenha chance de igualar o placar.



Artigo 10. Lesões e Acidentes em Combates

Em todos os casos em que os 10 segundos começem a contar, o participante será examinado por um médico. Em caso de ferimentos ou lesões menores serão aplicadas as sanções coerentes.



Artigo 12 e Apêndice 3

O árbitro não pode pedir a reconsideração aos juízes. Quando o árbitro disser "Yame" os juízes baixarão as suas bandeiras e esperarão pelo árbitro para voltar ao seu local. O árbitro então por sinal elege seus motivos para parar e os juízes, por sua vez, marcam o seu último ponto de vista. O árbitro então sinaliza a decisão maioritária. Juízes deixam de utilizar Mienai com as bandeiras.

O tempo permitido para tentar um lançamento ou após um problema técnico ou captura é reduzido para dois segundos.

As infrações de Categoria 2  incluem colar peito a peito.



Kata

Cinco juízes serão utilizados (em todas as rodadas).

Nas competições por equipe serão realizadas em Bunkai nas Finais e nas semi-finais.

Em HANTEI o juiz principal fará com que o painel de árbitros mantenha as bandeiras levantadas durante ao menos 5 segundos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado