sábado, 24 de janeiro de 2009

Karatê em família

Os Chans treinam Karate Wado Kai juntos há oito anos:  Richard, 16, Samantha, 18, Don and Edna


Richard Chan e sua mãe estão blutando de novo. Trocam uma onda de socos antes que Edna finalmente agarra o braço dele e joga o adolescente para o chão. Seu marido, Don, e a filha Samantha, assistem sorrindo. É um dia típico para a família dosfaixa pretas.

"Eu realmente gosto. Adoro batendo nos meus pais", Samantha de 18 anos afirma sorrindo. 

"Este é o único lugar que você pode fazer isso", acrescenta o pai. "Você pode gritar e relamente brigar com seus pais legalmente." 

Todos os quatro são faixa preta de Karatê Wado Kai. A idéia nasceu há oito anos. O pai havia feito artes marciais quando jovem e queria que seus filhos experimentassem como fitness e autodefesa. Então Edna disse que queria ir também. 

Demorou um pouco, mas finalmente encontraram o Dojo AKF Karate Clube, no Centro Comunitário Judeu, onde as crianças e os pais podem ter aulas em conjunto. Um monte de mães e pais treinam lá com seus filhos, mas o Chans são a única família completa, diz o sensei Ken Wasserman. 

"Há um grande número de famílias que sabemos não têm o tempo para fazer alguma coisa juntos", diz Richard de 16 anos. "É bom estar aqui com minha família." 

Samantha e Edna disseram que a família fez um compromisso de gastar esse tempo juntos, porque é importante.  Além das aulas semanais no dojo (sala de treino), o Chans também praticam golpes em casa - "no quintal, na cozinha, na nossa garagem," disse Don, uma vez que todos começaram a sorrir. 

Os pais e filhos tem um bom relacionamento.  "Há um apoio mútuo", afirma Don. "Acho que respeitar sempre foi nosso forte. Tendo o Karate em família isso é reforçado." Karate constrói fitness, caráter e disciplina física e mental. "E para as crianças, afinal, é bom ver os seus pais fazer algo que nunca pensou que poderia fazer", diz Don, um médico familiar segundo Dan. O resto da família são é faixa preta primeiro dan. Richard foi o último a ter o seu, em novembro. 

Algumas pessoas deixam de tomar Karatê quando chegam a sua faixa preta, achando que já chegou ao fim, mas é apenas o começo, diz Don. "A faixa preta significa apenas que você dominou o básico. Agora é realmente o momento em que você realmente começa a aprendizagem. Os Chans dizem que esperam ver outras famílias treinando karatê juntos. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado