domingo, 26 de outubro de 2008

O maior lutador de Karatê de todos os tempos

Joe Lewis é um lutador americano de Karatê Shotokan, cujo o sucesso nos anos 60 e 70 é ainda lendário. Por duas vezes foi eleito o maior lutador na história do karatê, e alcançou os títulos de Campeão Mundial dos pesos pesados de Kickboxing e Campeão Mundial de Karatê, além de ter sido campeão nacional de Kata, nos Estados Unidos. Abaixo uma de suas lutas históricas contra Chuck Norris, e a seguir uma entrevista com esta celebridade do Karatê mundial:




Pergunta 1-Mr.Lewis você foi votado como o melhor lutador de karatê todos os tempos. O que é preciso para alcançar este título?


Joe Lewis: Em 1976, a maior revista de karate no mundo, naquela época, era simplesmente chamada de "Karatê" e publicada em Paris, França. Eles fizeram um enorme encarte em que eles votaram em mim como o maior lutador de karatê de todos os tempos. Em 1983, uma filial do maior jornal americano, era Black Belt Magazine, (com uma página chamada de Karate Ilustrado), fez uma sondagem de todos os lutadores top e promotores, incluindo Mike Stone, Chuck Norris, e Bill Wallace, e eu fui eleito pelos meus pares como o maior lutador de karatê todos os tempos. Chuck Norris e Bill Wallace empataram em segundo lugar.

Comecei a competir em 1966 quando venci o campeonato nacional de Karate dos Estados. Também ganhei o título no Concurso Black Belt. Sou talvez o único grande lutador que pode dizer que nunca foi derrotado em competições de Kata.

Eu estava nos Estados Unidos no National Black Belt Kata como campeão nos de 1966 a 1977. Talvez, ninguém que é um grande campeão do torneio pode se gabar de dizer que não só era só campeão de kumite, mas de kata também. Isso é extremamente difícil de concretizar. Desde que me levou 17 anos de competição para alcançar esse título, "Maior lutador de todos os tempos". Em um mundo inseguro, como as competições de artes marciais, conquistando o respeito e o reconhecimento dos seus pares é quase impossível.


P2-Você pode nos dizer sobre as diferenças entre o mundo das artes marciais e lutadores de hoje e o seu dia?


Joe Lewis: Em todos os esportes os atletas e esportistas evoluíram a partir de uma década para a outra. No final dos anos 50 e início dos anos 60, os asiáticos não estavam tão interessados em competições, como os norte-americanos e europeus. Eles eram agarrados a valores tradicionais, tais como a fidelidade e o desenvolvimento pessoal. Lutadores hoje têm uma grande riqueza de instrutores a partir do qual aprendem. Na minha época, havia poucos treinadores que nem sabia nada sobre a luta em competições. Faixas pretas como nós éram basicamente autodidatas ou aprendendo com seu parceiro de sparring, por tentativa e erro. Hoje os lutadores têm melhor técnica de execuções nos termos do seu estilo. Os lutadores antigos tinham maior vigor físico e não demonstravam dor nem cansaço, nem que estavam em situação de perigo durante o contato. Já os lutadores de hoje se levarem uma alfinetada nos lábios são capazes de chorar pelas suas mães.


P3-Você acha que os lutadores de hoje são melhores que lutadores de seu tempo? Pode imaginar-te contra um bom lutador como o Peter Aerts? Quem seria o vencedor?
Joe Lewis: Em todos os esportes, os atletas e esportistas evoluiram e tornaram-se melhores a partir de uma década para a outra. Estão mais bem orientados, estão mais bem treinados, e estão saudáveis, estão maiores, mais rápidas e mais fortes. Como um lutador de hoje, eu na idade 58 anos poderia vencer o Joe Lewis de 30 anos atrás. Ao se tornar um professor, você cresce e aprende muito mais rápido do que já foi como um lutador. Peter Aerts venceu o K1 em três tempos diferentes. Isso só faz dele um grande lutador. Ele talvez pude tornar-se um ícone no futuro. Claro, ele, assim como o resto de nós, tem deficiências. Ele luta na televisão. Muitas das minhas lutas nunca foram televisionados, o que significa que quando as pessoas o confrontam a mim, eles só podiam imaginar o que está pela frente. Com Peter, você pode se preparar com antecedência, para aprender a tirar os seus pontos fortes e facilmente capitalizar os seus pontos fracos. Eu era mais rápido e mais forte que Peter. Ele é mais alto e enfrentar a concorrência mais dura do que eu enfrentei. Honestamente eu nunca pensei em saber se eu poderia vencer uma outra pessoa ou não. Gosto de analisar um lutador e aprender como tirar seu equilíbrio e pontos fortes.


P4-Se você fosse a votar a favor de um grande lutador, com quem ele estaria? Eu conheço o Alex Gong será uma de suas escolhas!


Joe Lewis: Há uma diferença entre um grande lutador e um campeão. Um grande lutador teria de possuir todos os atributos necessários para alcançar a derradeira grandeza. Tem de ser rápido, tem de ser forte, tem de ser persistente, tem de ser duro, você deve ter um forte constituição interna, uma profunda vontade de participar constantemente, e que você tem que ter coragem. Nós chamamos de o seu espírito cguerreiro. Para saber como se empenhar totalmente e dar 100 por cento, que nós chamamos coração. Poucos lutadores têm o último atributo. Eu vejo o mundo de combatentes como Alex Gong. Ele é um amigo meu, é esperto, ele treina duro, e tem boa técnica. Quando um lutador é capaz de abraçar essa conscientização interna, que responde a esta pergunta, ele irá tornar-se invencível.


P5-Como eu entendo você é muito duro em dar uma faixa preta para um estudante! Quem é elegível para se tornar uma faixa preta em sua opinião?


Joe Lewis: Faixa preta para mim significa duas coisas. Um, você pode lutar, e dois, podem ensinar. Não considero em quão rápido você está ou como você bateu duro, quanto tempo e grau que você tem ou o que você faz no dojô, muito menos quanto dinheiro você desliza ao seu instrutor por debaixo da mesa. Eu não gosto de membros de gangues, pessoas com tatuagem e piercing corporal excessivo, pessoas com registros na polícia, e pessoas violentas. Uma vez que você passou por estas eliminações, e você for recomendado por um outro de meus faixas pretas, nós levamos você através de três minutos de full-contact em 3 rodadas. Se você não desistir, se você mostrar que sabe lutar, e ter força de vontade de ficar para ficar de pé e aprender comigo e meus outros lutadores faixa preta, eu vou te dar uma faixa preta. Não quero saber quantas placas você pode quebrar nem quantos Katas pode memorizar, ou quantas milhas você pode correr. Meu teste é de 11 minutos, nove minutos de combate e dois minutos de descanso. Dê-me 11 minutos da sua vida com todo o teu coração, e eu vou te ensinar por toda a vida.


P6-Existem muitos lutadores e artistas marciais que não podem viajar para o E.U.A. para ser examinado por você?


Joe Lewis: Quando eu queria aprender artes marciais no início dos anos 60, eu viajei meio mundo até Okinawa. Não estou em posição de fazer concessões. Gostaria muito de abrir a porta para qualquer pessoa de qualquer país.


Q7-Você não pode se tornar uma estrela de cinema enquanto estava no ring, por quê?


Joe Lewis: Simples eu não gosto de tomar decisões. Em Hollywood, você tem que beijar bundas, a pretensão de ser humilde, ser capaz de tomar um grande número de abusos, e permitir-se a ser tratado com desrespeito. Hollywood, bem como a indústria fonográfica, está cheio de co-artistas, mentirosos, charlatanismo, e manipuladores. Foi muito duro para eu experimentar o mundo em função de uma falsificação.


P8-O falecido Bruce Lee, que é uma lenda na maior parte do mundo, o convidou para lutar contra ele no filme "O caminho do dragão". Você não aceitou esse pedido e Chuck Norris desempenhou o papel. Porque você não aceitou esse pedido e o que você tem uma memória especial de Bruce?


Joe Lewis: Bruce Lee me disse que queria provar ao mundo que os artistas marciais chineses eram superiores a todas as outras raças, os coreanos, os japoneses e, em particular aos caucasianos. Naquela época, ninguém sabia que "Enter the Dragon" estava se tornando um grande mega filme de $ 300.000.000. Meus assessores me disseram para não fazer filmes de artes marciais naquele período. Bruce Lee era pequeno e não estava competindo como artista marcial. Eu estava rigorosamente em forma e competindo e em uma categoria de peso muito maior que a dele. Eu não compreendo a questão do motivo dele querer pedir-me para me dar uma surra no filme para provar seu ponto de vista pessoal. Claro, eu queria fazer filmes, mas nesse momento e com base naquilo que me disseram meus conselheiros, não pareceu ser uma boa idéia. Você poderia dizer que foi um grande erro na minha vida.
Claro, eu tenho memórias especiais sobre Bruce. Ele era muito inteligente e muito criativo, duas coisas que eu gosto. Ele pensou em princípio. Ele tinha uma grande inteligência abstrata. Isso é uma coisa que eu admiro muito nas pessoas. Ele também beneficiou o desenvolvimento físico e fitness, duas coisas que eu gosto.


P9-Você acredita no papel de cortesia e filosofia para se ter êxito em artes marciais?


Joe Lewis: Acho que boa educação e o respeito pelos outros devem ser exercidos em todos os aspectos da vida. Não acho que você precisa necessariamente se tornar bem sucedido em artes marciais. As pessoas devem possuir essas características antes de entrar em artes marciais. Isso é como dizer, "Do que você precisa para se tornar bem sucedido no boxe? Olhe para Mike Tyson e a vida pessoal dele. Ai está a sua resposta.



Melhores momentos de Joe Lewis

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado