Em um informe da CNKI, o presidente e atual 8º Dan, Shihan Gustavo Gondra, publicou sua carta de renúncia a entidade World Union of Karate Do Organization (WUKO), com sede no Brasil. Nesta nota, contou a Red Marcial os pormenores de sua repentina separação e revelou uma faceta pouco exposta dentro das instituições das artes marciais. A gota d’água ocorreu durante o Panamericano WUKO 2008, no Rio de Janeiro entre 3 e 6 de Julho; com um total de 800 atletas de toda américa latina e Europa.
A ante sala na Argentina
Como tudo começou
Estava tudo bem até surgirem novas idéias a WUKO, ai começou o problema. Um mês antes do Panamericano, havia uma quantia em dólares envolvendo equipamentos de proteção e diplomas de graduação. Messias me contatou sobre um problema de idiomas, para tratar do assunto, mas que conversaríamos no Panamericano para acertar as coisas.
Surpresa e Confusão
Como foi a experiência no Brasil
No Brasil não foi permitida a inscrição das pessoas inadiplentes, mesmo tendo ouvido do mesmo Messias que me dissera para pagar no Panamericano. No curso de arbitragem foi estabelecido que o idioma oficial era o inglês para a WUKO, mas não havia nenhum contrato que afirmasse isto. Ai, levantei a mão e expliquei que em 2006 fiz um curso cujo diploma diz que sou árbitro continental. Ele alegou que não esteve ali. Que culpa tenho eu? Não vou dizer de quantos ali calaram a boca
Quantos eram no total
Foram 60 árbitros. Este dia também ocorreu o congresso da WUKO, na mesa de honra não havia nenhum presidente de organização deste continente, resulta que no comitê panamericano eram todos europeus.
Não era um torneio panamericano
Sim. Sabíamos que era panamericano aberto com alguma categoria internacional aberto, resulta que foram todas abertas. Assim, houve problemas com as categorias. Por exemplo, Maria Paz (Gondra) saiu primeiro no Panamericano e segunda no Internacional aberto de Kata porque perdeu com contra uma romena. Quando subiram ao pódio, estava a romena em primeiro e Maria como segundo, com medalha de ouro e prata respectivamente. Outro problema se deu então, o número insuficiente de medalhas. Outra irregularidade foi no congresso, postulamos para ser sede do Sulamericano 2009, -tenho até um e-mail onde Messias me incentivou a fazer isso, nesse momento me aprovou com as coisas que dizia ter.
O que aconteceu?
Chegamos na segunda-feira, recebi da comissão os seguinte pedido: áreas de 10x10 (fizeram de 10x12), uma tela gigante de 4 x 4 m com um canhão de 4.000 Amp, 6 quartos liberados no hotel sede para todo o diretório europeu mais duas caminhonetes novas, 10 laptop e 10 monitores LSD, 700 medalhas e 800 diplomas. Então, como se via que não chegava, a proposta de fazer um sulamericano CNKI com asuspício da WUKO. Então Messias me acusou de desrespeitoso. E começou a briga. Seguido disso apresentei minha renúncia.
A separação é final?
Quando pediu separação da WUKO o que fez Messias?
Respondereu a renúncia com três palavras: Bye, Bye, Bye. Então lhe re-enviei o e-mail. Depois de 20 minutos, me disse que por unanimidade (não sei em que momento se reuniu com o conselho da Europa com o Brasil) aceitou minha renúncia e que ademais me comunicou que também foi anulado meu certificado da WUKO de chefe de arbitragem. Agradeci a segunda resposta, podia me tirar o diploma mas não o conhecimento
Que tipos de situações ocorrem na WUKO?
Há dois anos não havia me interado, mas agora estão me chegando comentários e e-mails de distintas entidades brasileiras que falam que ‘cada país tem suas vergonhas` e a deles é o presidente da WUKO.
Então quem é o bandido no filme?
Prá mim é Messias.
Shihan Gustavo Gondra
Shihan Gondra se mostrou reticente a retomar diálogos com a WUKO. Gustavo Gondra está disposto a seguir o caminho da Panamerican Karate and Kobudo Organization, dirigida por ele mesmo com a intenção de crescer democraticamente. O próximo evento será em agosto de 2009, será o torneio Sulamericano.
FUENTE: www.redmarcial.com.ar"










0 comentários:
Postar um comentário