sábado, 30 de agosto de 2008

Os árbitros favorecem lutadores vestidos de vermelho de forma inconsciente

As cores do karatê


Uma reportagem do "Site karate das Meninas" no dia 11 de maio de 2008, intitulada Qual a cor do Karatê? levantamos a questão da influência da cor do uniforme nos resultados dos combates. A tese levantada pelo site acaba de ganhar uma comprovação científica. Os resultados podem ser vistos na revista Psychological Science.


Os árbitro e juízes favorecem inconscientemente os lutadores que se vestem de vermelho, segundo afirma um estudo publicado pela revista “Psychological Science”. Escolher um uniforme vermelho em um esporte de competição pode afetar a capacidade de decisão rápida de um juiz, afirmam os psicólogos Norbert Hageman, Bernd Strauss e Jan Leibing, autores do estudo da Universidade de Münster na Alemanha.


Os pesquisadores estenderam sua pesquisa com 42 juízes de Taekwondo, a que eles colocaram vídeos dos combates onde os adversários se enfrentavam sendo que um de vermelho e outro de azul. Os juízes deviam qualificar a atuação dos juízes e os lutadores depois da visualização da luta. Depois, eles mostravam um segundo combate que por um truque de vídeo mudavam as cores dos lutadores.


O lutador vestido de vermelho e anteriormente azul aumentava sua pontuação em 13%, em média, segundo os pesquisadores. Foi observado que a decisão dos juízes tinha uma balança pendida para o que tinha a cor vermelha quando os atletas eram de um nível próximo, e que havia pouca influência quando um adversário era claramente superior.


"Ainda faltam mais pesquisas para que este resultado possa efetivamente ser um fator decisivo para mudança das regras. Uma vez que o sistema de disputas de Karatê da WKF utiliza a mesma distribuição de cores como a do Taekwondo deve-se ficar de olho nestas pesquisas para o aprimoramento de nosso desporto.


FUENTE: www.elmundo.es

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado