
Nelson Costa, especial para O Globo Online
RIO - Diante de um público numeroso, que ocupou boa parte das arquibancadas do ginásio da Uerj, na Tijuca, atletas de nível internacional mostraram que o Karatê chegou para ficar após a estréia na 26ª edição dos jogos, uma realização do GLOBO, com patrocínio master do McDonald's, patrocínio do Detran e apoio do Sportv. CAp Dom Hélder Câmara, de São Gonçalo, e Colégio Santa Mônica (CSM) entraram para a história como os primeiros vencedores da modalidade.
Premiados por cumprir as exigências do Intercolegial, CSM e Dom Hélder disputaram a competição oficial e conquistaram os quatro títulos da modalidade - dividida em kata, exibição na qual não há contato físico, apenas demonstração dos movimentos, e kumite, de luta propriamente dita. A escola de São Gonçalo conquistou o kata e kumite feminino, enquanto o CSM faturou os mesmos títulos entre os meninos.
A inclusão do karatê no Intercolegial sempre esteve nos planos dos principais responsáveis pelo esporte, como fez questão de ressaltar o presidente da Federação de Karatê do Rio de Janeiro, Fernando Gomes, presentes à estréia da modalidade nos jogos.
- Estávamos lutando há bastante tempo para que o karatê fizesse parte do Intercolegial. Era uma reivindicação antiga e trará nova dimensão para o esporte, pois teremos grande crescimento no estado Rio. Por ser a primeira competição, o saldo foi altamente positivo e trouxe certeza de um sucesso ainda maior no ano que vem - espera o dirigente.
“A inclusão da modalidade é a realização de um sonho antigo. Meus parabéns ao GLOBO, ao McDonald's, à Abadai e à Federação de Karatê”
Convidado a fazer parte da mesa de honra no cerimonial de abertura do karatê do 26º Intercolegial, o diretor do projeto esportivo e cultural do CSM, Bruno Castro, comemora o engrandecimento dos jogos e a geração de novos mercados para alunos e profissionais de educação.
- A inclusão da modalidade é a realização de um sonho antigo. Meus parabéns ao GLOBO, ao McDonald's, à Abadai e à Federação de Karatê. A competição abrirá contratação de professores de educação física especializados em karatê, além de abertura de novas escolinhas. O Colégio Santa Mônica marca presença se não com a maior, com uma das mais numerosas equipes, formada por 18 atletas - destaca Castro.
Feliz por entrar na história como um dos primeiros vencedores da modalidade na disputa, Leonardo Cruz, técnico do CAp Dom Hélder, estava entusiasmado com a performance de sua escola.
- Tivemos desempenho excelente, principalmente no feminino, no qual conquistamos os títulos do kata e do kumite. Havia necessidade de divulgar o karatê, para conquistar aceitação nas escolas e abrir esse mercado, que é de grande potencial. A maioria não tem noção do retorno que este esporte pode proporcionar - acredita.
O CSM foi vice-campeão no kata e kumite feminino, enquanto o Dom Hélder conquistou a mesma posição nas duas subdivisões do karatê masculino.
0 comentários:
Postar um comentário