terça-feira, 17 de junho de 2008

Técnico Também Faz Sambon

Alto rendimento no Karate-Do foi o que o último campeonato brasileiro de Karate mirim, infantil e infanto-juvenil revelou. O nível técnico dos atletas cresceu muito. Foi comum ver muitas das lutas apresentarem um nível técnico nivelado bem por cima. O resultado foi de placares apertados por empates. O desempate veio pela atuação diferenciada dos técnicos.

Técnicos bons de Karate são raros no mercado. Para ser um bom técnico é preciso ter conhecimento em Karate-Do, e claro, experiência em combates, um conhecimento estratégico-tático e fundamentalmente, Sen no Sen (visão antecipada). Conhecer Karate é fundamental, mas para a surpresa de muita gente, algumas mães abnegadas, de tanto acompanharem seus filhos em competições, adquiriram um conhecimento laico tremendo. Na final do torneio classificatório da FKERJ para a composição da seleção do Rio de Janeiro, pude ver uma mãe a beira do koto dando instruções e fazendo de sua filha, a campeã.


Geraldão o técnico mais conhecido do Brasil

No Brasil o técnico Geraldão é sem dúvida o mais famoso dos técnicos. Ele foi responsável pela vitória da seleção brasileira no último pan-americano que foi realizado na Venezuela. Ele também levou o Brasil a sair vitorioso nos jogos do Pan Rio 2007.


Ulysses Sampaio, um dos técnicos mais vitoriosos no Karate-Do nacional

Jaime Pinto e Ulysses Sampaio da seleção do estado do Rio de Janeiro formam a dupla mais vencedora do Karate-Do brasileiro. Outro técnico que apresenta grande destaque é o Genival Ferreira das seleções brasileira e fluminense de Kata.


Genival Ferreira a esquerda com Hacgawa tetracampeão mundial em kata equipe

Genival é simplesmente o melhor técnico do Brasil e foi o responsável pela locação do Brasil no mapa mundi. Por causa dele, o Brasil está entre os 5 melhores do mundo na modalidade kata.


Jayme Pinto um ganhador de medalhas em campeonatos brasileiros

Um dos principais motivos do grande sucesso do Rio de Janeiro no Karate-Do está na entrada do primeiro clube de Karate-Do que investe na modalidade. Trata-se do Vasco da Gama cujo presidente, o conhecido Eurico Miranda, é um grande fã de Karate e chama seus atletas de meus meninos.


Varella com seus pupilos medalhistas do Pan

O grande responsável pelo sucesso vascaíno também passa pela figura de um simpático técnico, trata-se de Manoel Varella. Um técnico de muita competência e que leva os treinamentos a um nível bem elevado.


José Roberto Braga, considerado a maior revelação do Brasil em 2007/2008

Atualmente, o técnico que se pode definir como "o cara”, fez nada mais nada menos que dois tri campeões brasileiros neste último Campeonato que foi realizado em Vitória da Conquista. Vindo de uma batalhadora e humilde família que não via no Karate-Do uma possibilidade de ascensão classista, sua prática ficou delimitada a sua teimosia pessoal, logo, sua carreira de atleta fora comprometida pela ausência de maior intercâmbio bem no auge de sua geração, o que encurtou o seu currículo como atleta de competição. Segundo ele mesmo, sofria com a falta de timing.

Aprendeu tanto com seus erros, que sabe como ninguém ensinar o caminho das pedras para os atletas mais jovens, visto que enquanto não competia com tanta freqüência, aprendia minuciosamente as nuanças do Karate-Do Shotokan, prova disto é seu histórico em Exames de Faixa. Trata-se de José Roberto de Oliveira Braga, um amante do Karate-Do. É um detalhista em essência. Sem nenhum apoio fez de seus dois filhos-atletas os principais karate-kas do Estado do Rio de Janeiro das categorias de base.

Quando os clubes e federações finalmente abrirem os olhos e descobrirem que técnico faz Sanbom, a caça aos técnicos estará aberta e José Roberto Braga será, com certeza, junto aos outros citados, um dos mais requisitados. O mercado está aberto e o investimento com certeza vai gerar um retorno muito alto.

2 comentários:

João Henrique dos Santos Ribeiro disse...

Bem concordo plenamente com oq diz , mais lembro que qdo nosso filhos decidem ser atletas de verdade, vamos nos distanciando e ficando longe deles, qdo se é um atleta se passa por vários técnicos, e o importante é guardar seu estilo (que ele sim te faz um campeão) e assimilar os ensinamentos de cada um que aparece na sua frente como técnico, ouvir o técnico é apenas uma questão politica, quem nos conehce e nos faz campeão serão sempre os nossos professores aqueles que nos ensinam a andar dentro do koto, ter respeito, espirito guerreiro e etc. Vc acha que o Ulisses e o Jaime ou quem quer qie seja tem interferencia na vitória de Eric e Larissa ? Falo com convicção que não, eles são frutos do seu professor , que para mais orgulho ainda é o Belissimo Pai destas crianças, a medalha do Juarez é do Manoel Varella e ponto. Manter é smepre mais fácil que construir, ou no minimo sai mais barato. O atleta temn que entedner que ele tem que crescer dentro de casa para depois mostrar ao mundo pq veio.

Feliz é aquele que sabe andar sozinho pelas ruas sem se perder, ele demosntra que aprendeu, aquele que ainda segura na mão de outros para caminhar não merece nem memso respeito, pois ainda não esta pronto para o mundo.

Qto a Eric e Larissa digo o seguinte aposto 10 contra 01 que els ganham medalhas neste primeiro sulamericano e sozinhos, pois sempre vejo o Zé na arquibancdaa e nunca la dentro (oq ele esta certissimo no meu ver).
Nomais parabéns a todos os tecnicos campeões, e bom tbm lembrar que eu tenho 04 destes 08 titulos pois antes era eu jaime e ulisses , mais o convite de fazer parte da seleção Junior e adulto me chamou mais a atenção, aonde tenho o titulo nacional de 2008 e dois vice em 2007, 2006 mais fui campeão por equipe em todos , o unico titulo que eu não tinah a nivel nacional era o campeão por equipe , aonde lutei por 12 anos defendendo o Rj e titular absoluto, qdo fui para a seleçao adulta buscava este titulo nacional por equipe que conseguimos no ano passado e ainda fui homenageado no campeonato foi uma emoção muito grande.
Nomais valeu pelo titulo todos mereecem
um grande abraço

Anônimo disse...

concordo que genivel é otimo técnico, porém quem colocou o kata brasileiro no mapa mundi foi a tecnica lucy nakama (treinadora da cbk quando o brasil conquistou suas 2 unicas medalhas em mundiais no kata) além de ter sido ela a escalar pela primeira vez a equipe feminina que tanto orgulho nos da!

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado