No dia 26 de abril, ocorreu o Campeonato Baiano Zonal do Interior, na cidade de Vitória da Conquista, no Ginásio Raul Ferraz, com a participação de 381 atletas. Para quem não conhece ainda a cidade o Site Karatê das Meninas dá algumas informações. Vitória da Conquista se tornará, no período de 13 a 15 de junho, a capital brasileira do Karatê. Neste período a cidade será palco do mais importante campeonato brasileiro da modalidade.
Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, em 1 de abril de 2007, era de 308.204 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do estado e também do interior do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas) [2]. Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municipios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².
O Arraial da Conquista foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa. Através da Lei Provincial N.º 124, de 19 de maio de 1840, o Arraial da Conquista foi elevado à Vila e Freguesia, pasando a se denominar Imperial Vila da Vitória. Em ato de 1º de Julho de 1891, a Imperial Vila da Vitória, passou à categoria de cidade, recebendo, simplesmente, o nome de Conquista. Finalmente, em dezembro de 1943, através da Lei Estadual N.º 141, o nome do Município é modificando para Vitória da Conquista.
O território onde hoje está localizado o Município de Vitória da Conquista foi habitado pelos povos indígenas Mongoiós, subgrupo Camacãs, Ymborés (ou Aimorés) e em menor escala os Pataxós. A ocupação do Sertão da Ressaca foi realizada com a conquista dos povos indígenas.
Em 1782, ocorreu a batalha que entrou para a história de Vitória da Conquista como uma das mais importantes. Sabe-se que naquele ano, aconteceu uma fatídica luta entre os soldados de João Gonçalves da Costa e os índios. Os soldados, já fatigados, buscavam forças para continuar o confronto. Na madrugada posterior a uma dia intenso de luta, diante da fraqueza de seus homens, João Gonçalves da Costa teria prometido à Nossa Senhora das Vitórias construir uma igreja naquele local, caso saíssem dali vencedores. Essa promessa foi um estimulante aos soldados que, revigorados, conseguiram cercar e aniquilar o grupo indígena que caiu, no alto da colina, onde foi erguida a antiga igreja, demolida em 1932. Não se sabe ao certo se essa promessa foi realmente feita, mas essa história tem passado de geração em geração.
Vitória da Conquista possui uma estrutura compatível com sua população, a terceira maior da Bahia. Um comércio forte e muito dinâmico contando com grande número de empresas além de um shopping center e vários centros comerciais. Esse pujante comércio abrange toda a regiao sudoeste do estado além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população estimada em 2 milhões de pessoas, o que coloca a cidade entre os cem maiores centros comerciais do país.
A cidade oferece como atrações turísticas o Cristo Crucificado da Serra do Periperi, de Mário Cravo, executada entre os anos de 1980 e 1983, medindo 15 mt de altura e 12 mt de largura. A cidade possui vários monumentos onde se destacam, o Monumento ao Índio, o Monumento da Bíblia Sagrada, o Monumento às Águas, o Monumento aos Mortos e Desaparecidos Políticos da Bahia no período do regime militar instalado em 1964, localizado no Jardim das Borboleta e o Monumento a Jacy Flores
Vitória da Conquista tem um clima tropical, amenizado pela relativa altitude do lugar, tem umas das temperaturas mais amenas no estado Bahia chegando a registrar 6,2°C em 2006, perdendo apenas para as cidades mais altas da Chapada Diamantina, como Piatã). "As chuvas de neblina", como são chamadas, se concentram no período de Abril a Agosto, já "as chuvas das águas" (mais intensas e fortes) ficam concentradas de Outubro a Março.
“CAMPEONATO BRASILEIRO ‘MIRIM, INFANTIL e INF-JUVENIL” 2008
Vitória da Conquista/BA, 13 a 15 de Junho de 2008.
Local da Competição: Ginásio Municipal “Raul Ferraz”











0 comentários:
Postar um comentário