Sumô (相撲 sumō em japonês) é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas (rikishi) competem num ringue circular (土俵 dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.
A hierarquia dos praticantes de sumô profissional organiza-se por meio dos seguintes grupos (em ordem decrescente):
Yokozuna, Ozeki, Sekiwake, Komussubi e Maegashira
Apenas os rikishi das duas categorias superiores recebem salários.
Quem for ver uma luta de Sumo achando que será demorada e violenta como as de Box, com socos, nocautes e algum (e às vezes muito) sangue por exemplo, irá se decepcionar. As lutas são muito rápidas e emocionantes, algumas decididas no primeiro golpe.
As mais demoradas dificilmente chegam a 15 segundos, embora eu já tenha visto lutas com duração de quase 1 minuto, o que geralmente deixa a torcida eufórica. Perde quem for derrubado ou jogado pra fora do ringue pelo oponente, pisar fora do ringue, tocar o chão com qualquer outra parte do corpo (que não seja os pés, é claro) .
Se ambos lutadores caírem, aquele que tocou o chão primeiro será o perdedor. Quanto à esse último, ocorreu-me que não deve ser nada saudável estar na primeira fila assistindo, onde volta e meia um dos sumotoris acaba caindo...
Também diferentemente do Box, não há categorias referentes ao peso, embora para ingressar no esporte haja exigências quanto a altura. Lembro-me de um caso que vi na tv japonesa em que um sumotori conseguiu ingressar no sumo porque na época em que lhe foi medida a altura, acabou passando graças ao topete que usava.
Não era grande, mas foi o suficiente para dar-lhe os centímetros que faltavam. Acabou tornando-se um dos mais famosos do Japão embora, perdoem-me o lapso de memória, acabei por esquecer seu nome.Uma gafe lamentável eu sei, mas cuja curiosidade eu não poderia deixar de citar.
Geralmente ao se falar de uma arte marcial ou esporte, a pergunta que nos vem à mente é: Como e quando essas pessoas iniciam nesse determinado esporte? No caso dos sumotoris a resposta é: Não tão cedo como costuma ser nos outros esportes, uma vez que os iniciantes no Sumo iniciam a praticá-lo por volta dos seus 15 anos ao ingressar em uma Academia de Sumo ( conhecida como Beya). O dia-a-dia numa Beya é extremamente rigoroso e cansativo, seguindo um padrão de hierarquia que vai dos mais novos até os mais velhos.
Cabe aos iniciantes cuidar dos afazeres na Beya, como por exemplo cozinhar, arrumar e fazer faxina. Os iniciantes também tem como missão servir aos mais velhos. Por exemplo, quando um sumotori mais velho está se aprontando para uma luta, um mais novo penteia-lhe os cabelos. Por volta do meio-dia é servido aos lutadores um enorme cozido chamado de chanko-nabe, a única refeição de grande teor alimentar de todo o dia.
Os horários de treinamento variam de acordo com a antigüidade: o dos mais velhos começa por volta das seis da manhã. Já o dos mais novos começa bem antes, por volta das quatro horas. Ao ingressar numa Beya, os praticantes podem ficar sem ter contato direto com seus parentes ou voltar pra casa durante anos seguidos, devido à dedicação necessária cobrada de cada um para seguir na carreira.
0 comentários:
Postar um comentário