domingo, 11 de maio de 2008

Qual a cor do Karatê?



Discorrer sobre cores é sempre garantia de um debate cheio de controvérsias e muita discussão. Ainda mais quando falamos em favorecimento por usar uma determinada cor. O que no futebol é conhecido como peso da camisa.

Após ser captada pela visão, a cor é processada pelo cérebro, formada, quantificada e avaliada, tornando-se um elemento de significado. Nessa etapa o cérebro identifica qual cor é vista e a relaciona com experiências anteriores para atribuir valores a cor. Desse modo, pode-se considerar que os seres humanos têm uma resposta emocional à cor, fundamentada no contexto cultural em que se insere.

Para fugir da solução adotada pelo Judô, para diferenciação de atletas, no caso um dos oponentes precisa usar um kimono da cor azul, a WKF adotou outra estratégia. O uso de faixas, luvas e protetores de pés e pernas na cor vermelha ou azul. Deste modo fica bem diferenciado que é um ou outro oponente. A cor do kimono continua imaculadamente branca.

Podemos ter um atleta favorecidos por usar uma determinada cor? Apesar das duas cores estarem no mesmo córtex cerebral, existem outras características. Duas verdades antagônicas surgem com referência a cor no Karate em relação ao kumite.

Segundo pesquisadores da Universidade Durham e da Universidade Plymouth, a resposta biológica de um desportista à cor vermelha ajudou algumas equipes de futebol a conquistarem vitórias. Esse pode ser um dos motivos pelos quais o Chelsea - o único time dos quatro maiores da primeira divisão do futebol inglês que não usa vermelho - está atrás do Arsenal, que lidera a competição, e do Manchester United, atualmente em segundo.

Por um lado, é a cor azul, apesar de opiniões em contrário, a mais fácil de acompanhar durante um movimento, assim facilitaria ao árbitro a marcação de um ponto. A capacidade de discriminação de cores pelo olho está relacionada com a existência de três tipos de cones, caracterizados pela presença de três diferentes fotopigmentos. Ao que parecem, esses fotopigmentos são sensíveis principalmente aos comprimentos de luz azul, verde e vermelha.


Precisamos levantar os resultados gerais de um torneio para determinar qual cor prevalece como vitoriosa nos torneios de karate. Só um estudo estatístico poderá melhor definir esta vantagem se é que existe.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado