domingo, 18 de maio de 2008

O Estilo Wado-ryu de Karatê

Recebemos esta semana um correio do Sensei Roberto Pimentel, um dos mais importantes Karate-kas do Brasil pelo seu trabalho na divulgação da nossa arte marcial. Ele, que está se filiando a FKERJ e que virá somar em muito ao nosso Karate, é do estilo Wado-Kai. Tivemos aguçada a curiosidade sobre este estilo. Então resolvemos publicar aqui algumas informações sobre ele.

Wado-ryu (和道流) (também grafado Wadoryu ou Wado Ryu) é o estilo que mistura técnicas de artes marciais como Jiu-Jitsu com a luta difundida pelo mestre Gichin Funakoshim, o Shotokan.Wado significa, em tradução literal para o português, "caminho (do) da paz e harmonia (wa)". Em 1940, o mestre Hironori Otsuka fundou a Wado-kai (kai = organização), com o objetivo de consolidar as diretrizes e garantir a padronização das técnicas do Wado-ryu (ryu = estilo).


Mestre Hironori Otsuka, fundador do estilo Wado, ele nasceu a 1 ° de Junho de 1892 em Ibaragi, Japão. Aos seis anos de idade começou a treinar jiu-jutsu sob a orientação do Mestre Tatsusaburo Nakayama, do estilo Shínto Yoshin Ryu, aos 29 anos foi graduado mestre e escolhido para ser seu sucessor.


No ano seguinte iniciou na prática do karatê e especializou-se no tratamento de fraturas. Em 1934 funda o Wado Ryu Karatê Jutsu e o Wado Ryu Jutsu Kempo. Seis anos mais tarde acrescentou à suas criações o Karatê Wado Ryu, primeiro estilo verdadeiramente japonês, fundando a organização Wadokai.


Entre outras inovações, criou Jiu-Kumite (combate-livre), através do estabelecimento de métodos de aplicação da técnica aprendidas no treino formal em situações de luta bastante próxima do real. Por suas contribuições às artes marciais foi condecorado, pelo governo japonês, com a quinta ordem do mérito (cordão do sol nascente) e a Federação Internacional de artes Marciais concedeu-lhe o Décimo Dan em karatê-dô, status até então atingido por Kyuzo Mifune em judô e Hakudo Nakayama em Kendô.


Sob o aspecto técnico o Wadô-Ryu se diferencia de outros estilos por apresentar a fusão das técnicas de karatê e jiu-jutsu com a predominância para a utilização de esquivas e nagewaza (projeção) ao invés da defesa por bloqueio direito.


O ataque se processa simultaneamente à defesa aprovei¬tando a própria força do adversário de forma a se obter o máximo de eficiência com dispêndeio de energia mínimo. O princípio dos movimentos são em sua essência naturais, já que foram baseados no instinto de defesa do homem.


Foi no ano de 1968 que foi fundada a primeira academia deste estilo no Brasil. Foi a academia Wadô-kai no estado de São paulo pelo professor Michizo Buyo. Um ano depois foi criada a Associação Wado-Kai do Brasil.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado