segunda-feira, 5 de maio de 2008

Grandes Mestres do Karatê Provam que União é Possível

Homenagem aos 100 anos de imigração japonesa
Reverência aos imigrantes japoneses no ano de seu centenário

O significado comum para a palavra Karate-Do é “o caminho das mãos vazias”. O nome é em alusão a uma luta em que não se utiliza armas, e preza, como toda arte marcial, ao desenvolvimento do corpo e da mente em harmonia. Aliás, harmonia é o que existe de menos entre os praticantes. A modalidade é motivo de muita discussão.

Sensei Fernando Gomes(FKERJ), Sensei Ugo Arrigoni Neto (CBKT) e Senpai José Roberto

Nove confederações (legitimadas pelas Leis Zico e Pelé) disputam a representatividade do esporte no País. Cada uma se vale de argumentos diferentes. Mas em uma coisa todas concordam: a divisão do Karate dificulta o crescimento da modalidade, visto que confunde a imprensa e potenciais patrocinadores.

Kyoshi Benedito Nelson e seus Senpai: Sensei Getúlio Taigen e Sensei Fernando Gomes

A III Copa Leão teve um apelo inestimável à união do Karate. O apelo foi atendido por todos os grandes mestres do Karate brasileiro e de todas as federações.

Os Sensei Fernando Gomes da Silva e Teruo Furusho, no centro o Senpai José Roberto

Estiveram presentes nada menos que Benedito Nelson (primeiro faixa preta brasileiro), Getúlio Taigen (um dos maiores conhecedores do Karate-Do), Ugo Arrigoni Neto diretor da CBKT (Vice-Campeão Mundial no Egito em 1983 e considerado por muitos como o melhor gyaku tsuki de todos os tempos), Fernando Gomes da Silva (Presidente da FKERJ), Teruo Furusho (Presidente da Interestilos-SKIF), Celso Rodrigues (árbitro WKF de kata e kumite), Roberto Pimentel (relator da CLK) Alcyone Sensei (7° dan) só para dar um exemplo.

Mestres Naoyuki, Mão de ferro, Brigadeiro Valle, Gomes, Celso Rodrigues e Geraldão

O torneio foi realizado em um ensolarado domingo do dia 04 de abril de 2008 no Ginásio da UERJ. Era comum ver conversas onde o número de dan superava fácil a casa das duas decimais. O torneio foi organizado pela professora Fernanda Leão (4°dan) da CBKT.

Mestres Gomes, Alcyone, Roberto Pimentel e Lezon, Celso e Genival

Contou com a presença de mais de 370 atletas das 5 diferentes federações do RJ. Foram mais de 40 associações inscritas que disputaram o torneio sob as regras Shobu Ippon da ITKF. A arbitragem ficou por conta da CBKT e Interestilos com algumas contribuições da FKERJ.

O Ginásio da UERJ foi o palco do evento

O público lotou as arquibancadas do Ginásio da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e presenciou a bela abertura do evento, graças a dedicação da Associação Nikkei do Sensei Roberto Takeshi Fukushi que quis reverenciar os imigrantes japoneses no ano de seu centenário. Veja o vídeo acima.

A bela professora Fernanda Leão, organizadora do torneio, anunciou sua saída da CBKT para se filiar a CBK, e o troféu de campeão, conquistado pelo Vasco da Gama.

As academias ligadas a CBK/WKF participaram do evento em número reduzido. O pouco número de participantes de atletas ligados a CBK/WKF foi devido a três fatores. O Primeiro foi o desconhecimento das regras por parte dos mais jovens que hoje são a maioria dos filiados. O Segundo foi o fato de todos os atletas de peso estarem em treinamento em São Paulo para o Pan-Americano da Venezuela;. Por último a estafa dos treinamentos do dia anterior a competição, ministrado pela seleção estadual do Rio de Janeiro, que se prepara para o Campeonato Brasileiro a realizar-se na Bahia em junho deste ano.


Cristian vencendo no kata

Este torneio fez lembrar a “Copa das Confederações” realizada pela Secretaria de Esporte do Estado do Pará, com o intuito de escolher com qual federação fica o apoio financeiro para campeonatos. No estado do Pará, os atletas ligados a CBK/WKF são os maiores vencedores do torneio. No Rio de Janeiro a história não foi diferente.


Os atletas CBK/WKF mostraram-se melhores preparados tecnicamente. Mesmo em número reduzido e com regras diferentes das usuais, estiveram em todas as finais e venceram a grande maioria dos confrontos. A equipe do Vasco da Gama, ligada a FKERJ, levou o troféu para casa. Medalhas e troféus dão a glória aos vencedores. Ganhar ou perder é a característica do esporte. Umas vezes se ganha outras se perde. Contudo, o grande vencedor de fato foi o Karatê, que mais uma vez reuniu todos seus adeptos em perfeita harmonia.

1º Vasco 213
2º Samuray-Do 167
3º Saga 113

4º Hien Kan 82
4ª ADAM 82
5º Kyundankai 81

*Par ver o resultado geral clique aqui!




Apresentação de kata pelos alunos do professor Genival, técnico da CBK. Seus alunos foram perfeitos e ganharam todas as disputas na modalidade kata.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado