A WKC se dividiu em duas, provando que o curso do Karatê nunca tem fim. Uma mantém o nome WKC (http://www.wkc-org.net/) e é dirigida por Marko Nicovic da Servia. O outro segmento mudou de nome. Após a WKF deixar de lado os direitos autorais, do nome WUKO, uma parte da divisão da WKC passou adotar este nome. A divisão da WKC batizada como WUCO (http://www.wuko-karate.org/) é dirigida por Osvaldo Messias de Oliveira do Brasil. Ambas divisões se proclamama a autêntica WKC fundada em 4 de maio de 1996 em Frankfurt. Ambas usam as regras Sambon shobu.
As regras Sambon shobu foram uma criação da WUKO (a qual foi renomeada WKF no início dos anos da década de 1990), mas foi abandonada em favor das novas regras WKF no início do século atual. O motivo da mudança da regra foi a inclusão do Karatê como modalidade olímpica. Para a ITKf, fundada pelo Kyoshi Nishiama, as regras são o Shobu ippon. Nestas regras a marcação de um ippon implica a vitória directa do combate.
As regras Sambon Ippon e WKF permitem que o karate-ka com mais habilidade e mais preparado vença o combate. O Shobu Ippon tem na sua raiz o ideal do Budo, que mostra que há uma chance, se falhar será o fim. Depende de cada um escolher em qual estilo de regras prefere lutar.
0 comentários:
Postar um comentário