segunda-feira, 14 de abril de 2008

Livro de Karate mais esperado do ano já tem prefácio.

Foto: Geraldo de Paula coordenador de seleções da CBK

O Sensei Geraldo de Paula, técnico da seleção brasileira dos Jogos do Pan 2007 é autor do livro "Karate Esporte, Tática e Estratégia", sobre o karate desporto. O sensei também estará lançando, brevemente, um novo livro. Já é o livro sobre Karate mais aguardado do ano.

Ainda sem um título definitivo, provisoriamente está sendo chamado de "KARATE- Budo e Alto Rendimento". Mesmo ainda estando no prelo já é um livro muito esperado pela imensa comunidade karateca.


Em um furo de reportagem, o Site "Karate das Meninas" conseguiu o prefácio da tão aguardada obra. A introdução é tão interessante que é impossível lê-la e não querer comprar o livro. O mesmo ainda não tem uma data para lançamento.


Leia a seguir o prefácio na íntegra:

INDRODUÇÃO DO NOVO LIVRO


Já se passaram dez anos desde que escrevi meu primeiro livro, me parece que foi ontem, mas na verdade muita coisa aconteceu. Aprendi muito, revi muitos conceitos e conseqüentemente amadureci muito neste período, aprendi que não devemos ficar presos a “verdades absolutas” pois elas não existem, caí em contradição algumas vezes, pois aprendi que quem não se contradiz não recicla velhas idéias, e conseqüentemente não progride. Devemos nos vigiar sempre para que conceitos e idéias muito bons para o momento presente, não fiquem arcaicas e superadas e virem preconceitos no futuro, por isso digo sempre, viva a contradição responsável!

Tive tempo para estudar, fazer pesquisas, ter contato com os mais diversos profissionais da área esportiva de alto rendimento, da atividade física voltada a saúde e bem estar, e de outras atividades totalmente diferentes, Isso fez com que eu olhasse muitas coisas relacionadas a nossa modalidade por outro ângulo, outra ótica.

Participei de inúmeros debates, cursos e seminários das mais diversas modalidades, e revi conceitos, pois o aprendizado na área do esporte de alto rendimento não tem fim, “Achômetros” não tem mais lugar no esporte de alto rendimento. No treinamento desportivo, noventa por cento do que não tem comprovação científica não deve ser levado a sério, pois na maioria das vezes carece de comprovação e veracidade.

Meu objetivo ao escrever tudo isto, mesmo correndo o risco de ser taxado de ousado e pretensioso, é despertar os verdadeiros amantes da arte para que nos unamos independente de estilo, federação ou confederação, pois se o karate aparecer sempre de maneira positiva perante a mídia e o grande público, quem ganhará com isso são todos da comunidade karateista.

Paremos com essa discussão idiota e sem sentido sobre quem é o melhor, se é o karate esporte, karate arte marcial, karate sei lá o que, continua a mesma discussão, se é essa ou aquela entidade que é melhor.

A legislação permissiva e mal elaborada em nosso país, permite que a cada dia apareça uma nova entidade comandada por pessoas com intenção duvidosa querendo promoção pessoal, nesse momento quem acessar o site do Ministério dos esportes verá que tem NOVE confederações com status de administradora do karate no Brasil, por outro lado, vejo uma grande maioria dos karatecas jovens ou veteranos discutindo sobre qual delas é mais fraca ou mais forte, "como se aprendêssemos karate em confederação ou federação". Karate se aprende na academia com bons professores independente de estilo ou confederação. A função da Confederação é administrar, organizar, e fomentar o esporte, deve ajudar e também preservar tradições, porém a iniciativa deve e tem que vir das academias e associações, e principalmente pelos professores. No meu ponto de vista, exame de graduação não deveria ser da competência da confederação se realmente todos os karatecas fossem sérios, mas do jeito que esta, se isso acontecesse, seria uma verdadeira baderna! Uma torre de Babel. Ainda não adquirimos essa maturidade, a maioria não segue os princípios do Dojokun ao pé da letra, se no Brasil tivéssemos como constituição o Dojokun, não precisaríamos de nenhum outra lei.

Enquanto isso a tempo passa, e nada de efetivo é feito para mudar essa situação, continuamos com as discussões que não levam a nada, que só nos diminui como modalidade e faz com que nosso espaço seja ocupado por modalidades de muito menor expressão no cenário nacional e mundial, tanto no karate esporte como no karate arte marcial, (que pra min podem ser unos, já que princípios são imutáveis, só muda quando o competidor não teve ensinamentos fidedignos.) a outras modalidades que conseguem mais destaque porque tem um mínimo de organização e união entre si.

Durante os Jogos Pan-americanos Rio/2007, eu vi um número infinito de pessoas, muitas delas tradicionalistas ferrenhos, irados com os meios de comunicação! Porque o karate não esta sendo transmitido ao vivo?

Porque não se dá mais espaço ao karate?

Gritavam eles como se a culpa não fosse de todos nós.

Que bom! Viva a contradição, só mudaremos se assumirmos que somos humanos e imperfeitos e que devemos estar em constante mudança, desde que seja para o bem, para melhor.

No fundo todos nos queremos ver o karate em destaque, TODOS NÓS, o problema é o falso orgulho, o medo de cair em contradição, aceitar as mudanças, crescer com as mudanças, promover as mudanças.

Quando você quer ser médico, você entra numa faculdade e estuda tudo que é relacionado a medicina e também faz outros cursos que poderão ajudá-lo em sua futura profissão, tais como estudo de idiomas, informática etc. Num primeiro momento pode ser que não tenha muito a ver, naquele momento poderá não ter utilidade pratica, mas vai lhe fazer falta depois que você se formar, você deve ter um conhecimento amplo e geral sobre a medicina, mas quando você se formar, poderá ter mais sucesso profissional e tornar-se um especialista, a medicina é muito ampla, quase infinita! É impossível você saber tudo sobre medicina em uma única vida. E a especialização fará de você um profissional melhor, nem por isso outra pessoa que optou por outra especialização, se torna menos medico ou menos útil e importante que você, é idiotice sentar para discutir quem é melhor, se é o ortopedista ou o ginecologista, o otorrinolaringologista ou o pediatra, quer discussão mais inútil e ridícula que essa?

Estou citando esses exemplos até meio que grosseiros para exemplificar que quando vemos determinadas discussões estando fora, ela nos parece absurdas! As vezes vemos pessoas discutirem, brigarem e ate se matarem por falta de consenso, e no calor da peleja não conseguem enxergar que estão lutando pelo mesmo ponto e vista, só que vistos de ângulos diferentes. Se você olhar uma grande montanha de perto, não conseguirá ver como ela realmente é grandiosa! Mas se observá-la de vários ângulos de uma distancia razoável, verá que ao mudar esse ângulo, conseguirá vislumbrar uma montanha aparentemente diferente, duas pessoas pode ver uma mesma coisa de ângulos diferentes, mas não quer dizer que a essência desta coisa muda só porque é diferente aos seus olhos.

Porque continuarmos nos degladiando desta maneira se todos queremos o bem do karate?

O que eu sei e você também, é que se continuarmos nesse embate, qualquer dos lados que ganhar, não se sagrará vitorioso. É como a guerra entre aqueles povos irmãos no oriente médio, que tem a mesma origem histórica, lutam em nome de Deus, brigam por uma terra cheia de riquezas e tradições, mas que esta fadada a desaparecer completamente, no fim, não mais existirá, pois se destruirão mutuamente. Estranho não?

No karate é muito parecido, os “fóruns” de discussões que vemos na NET e em outros meios de comunicação, parecem mais rinhas de galos do que qualquer outra coisa, é claro que existem exceções, mas muitas vezes sinto vergonha, pois o karate não merece isso.

Já passou da hora de sentarmos educada e cavalheirescamente na mesma mesa, deixarmos as diferenças de lado, pensarmos no bem coletivo, e realmente pensar e refletir sobre o Dojokun, o fato de você treinar o karate esportivamente, não quer dizer que é uma pessoa que menospreza os princípios do karate e sua origem, não quer dizer que esteja traindo a arte, sabemos que a fase competitiva é só um estagio, e que os verdadeiros karatecas geralmente se revelam quando param de competir, que voltam a ter o prazer de treinar da maneira mais simples, voltam e sentem prazer em executar a pratica de fundamentos básicos, nesta fase como é gostoso fazer um kata básico, treinar um kihon somente com gedan-barai, ágüe-uke, soto-uke,uchi-uke, shoto-uke, e como ataque treinar somente oi-tsuki e mae-gueri! Praticar o mokussô, meditar com paciência e mente mais tranqüila, a competição passou, agora tudo é menos agitado, hora de navegar em mar de águas calmas.

No karate, a competição é só uma fase que nem todos precisam passar, é claro que é muito importante, pois traz benefícios quando você se colocar a prova, não para os outros, mas para si mesmo. Dentro do amplo universo que tem no karate, a competição se bem canalizada, contribui para o auto controle, auto-estima, aperfeiçoamento do caráter do praticante, ajuda a ampliar horizontes, aumenta a cultura geral pelo contato com povos diferentes, e eleva o nome do país positivamente por todo o mundo.

Totalmente desnecessária as discussões acirradas e pejorativas de ambas as partes sobre karate esporte ou arte marcial, afinal! Um rio pode ser mais extenso que o outro, pode ser mais caudaloso que o outro, mas o destino dos dois é um só, ambos desaguarão no mar.

A pessoa que só gosta da noite e da lua, pode se espernear o quanto ela quiser, mas não impedirá o nascer do dia, não impedira o sol de brilhe, é simples! Não gosta do sol? Procure a sombra. Não gosta da noite? Curta mais o dia... é simples assim.

As mudanças são constantes no esporte, a pesquisa científica no alto rendimento, faz com que se você não estiver atento o tempo todo, e considerar-se o dono da verdade, achar que já sabe de tudo! Só de pensar assim, já estará defasado. Em quase todos os esportes, as coisas mudam rapidamente, as regras evoluem constantemente, para fazer com que o esporte seja voltado para o espetáculo, e conseqüentemente o bem estar dos espectadores. No karate não é diferente, apesar das mudanças terem sido pequenas neste período, (nos últimos dez anos) foram bastante expressivas se levarmos em consideração a origem do karate e a resistência de alguns que torcem o nariz quando se fala em karate como modalidade esportiva prestes a entrar nos Jogos Olímpicos. É claro que essas regras podem e devem ser aperfeiçoadas! Eu por exemplo acho que deve haver mais tolerância com toques no rosto já que usa-se proteção, tanto soco quanto chutes, golpes na região chudan devem ser pontuados somente quando o contato é nítido, e caso haja nocaute chudan com golpes permitidos e corretos, quem o aplicou jamais deve ser desclassificado, acho que devido a grande variedade de golpes que temos no karate, outros golpes devem ser repensados e acrescentar como válidos em competição, tais como: Empi, Hiza-gueri, e alguns golpes de mão aberta direcionado a regiões especificas do corpo. Acho também que quando um atleta simular uma contusão com a intenção de ganhar uma luta, deve ser desclassificado imediatamente e até suspensão de acordo com a gravidade.

Por pensar assim é que não diferença no karate esporte do karate arte marcial, obedeço as regras, mas discordo de muitos pontos nela, porem não é ficando de braços cruzados criticando de fora que as coisas vão mudar, cabe a min e a você expor nossas idéias e mudar as coisas, estando de fora e esbravejando, não conseguiremos mudar nada para melhor, por isso continuo lutando fora também fora do dojô.

A tecnologia de ponta é constante em todos os esportes, os equipamentos esportivos, os materiais utilizados pelos atletas para melhorar sua performance, as novas descobertas voltadas á preparação física, preparação técnica, suplementação nutricional, psicologia esportiva, fisiologia, biomecânica entre outros.

O treinamento desportivo, tem que ser levado a serio por professores, técnicos, e todos os demais profissionais da área, deve ser estudado sempre, para que não se cometa erros graves do passado, onde praticantes tiveram que encerrar suas carreiras prematuramente, inutilizados por alguns treinamentos absurdos que preconizava-se na época, como método infalível para ter grande performance no karate.

Enfim, a importante pergunta que devemos fazer é:

Nós realmente estamos preparados para ir para a Olimpíada?

Nós realmente estamos preparados para ser esporte de alto rendimento no sentido literal da palavra?

Estamos nos organizando e fazendo tudo que é necessário para quando chegar este grande momento?

Conseguiremos ser esporte de alto rendimento sem romper com as tradições do karate que tem como origem a arte marcial?

Conseguiremos nos organizar como entidade e fazer com que o esporte e arte marcial caminhem juntos?

Com relação as duas ultimas perguntas, posso responder com convicção de forma positiva, SIM! Afinal! Como disse o samurai de mente evoluída: A pena e a espada podem caminhar lado a lado, sem nenhum inconveniente. Quanto as outras perguntas, só o tempo e muito trabalho responderão.

Estas são algumas perguntas que devemos fazer, para que quando estivermos lá, nos realmente tenhamos condições estruturais para ser esporte de massa, e gozar de todos os benefícios, advindo do status que adquirirá a modalidade. E para que consigamos conquistar multidões com esta arte maravilhosa que é o karate.

Ainda há muito por fazer, é muito comum a gente ver pessoas criticando negativamente e cruzando os braços esperando que outros façam tudo, quando falamos para esta pessoas que devemos trabalhar juntos em prol do karate, e que devemos ajudar a mudar as coisas que estão erradas, elas falam do alto do seu pedestal: foi sempre assim! Não vai mudar! Aquelas pessoas que estão lá na direção só fazem burradas!

E é sempre o mesmo blá blá blá. E o pior é que quando você ouve estas pessoas, a convicção delas é tão forte quando falam que você fica desanimado e na duvida se vale a pena continuar lutando!

As vezes são pessoas boas e honestas, formadoras de opinião, se você não tiver muita personalidade e firmeza com relação aos teus objetivos, você desanima mesmo, falo isso por experiência própria pois constantemente ouço frases como as citadas acima.

Mas ai eu me lembro da fábula do leão e do beija-flor, que talvez você leitor já tenha ouvido, mas não deu muita importância, é uma posição que os comodistas sempre se colocam, e que as vezes o joga pra baixo, se não tiver muita força interior.

A historia é bem simples mas muito exemplar, se você observar atentamente, todos os dias defrontará com uma figura parecida com o leão da fábula... ela é assim:

Havia uma floresta muito bonita e frondosa, onde os animais viviam felizes.

Num dia quente de verão, um distraído qualquer deixou cair uma faísca na vegetação. Já fustigada pelo sol, a mesma começou a queimar.

As chamas imensas e aparentemente sem controle, devastava a floresta que era a moradia e sobrevivência de inúmeros animais, todos corriam apavorados deixando seu lar a mercê do fogo que destruía tudo que tocava.

Todos gritavam apavorados! Esbravejavam! Jogavam pragas!!! E corriam abandonando o lar que tão bem os acolheu.

O leão que era o habitante mais respeitado e temido, no topo hierárquico da floresta, também partiu em disparada e gritava mais alto do que todos os outros animais:

SALVE-SE QUEM PUDER!

ESTA TUDO PERDIDO!

NÃO TEM JEITO!

A CASA CAIU!

F... MESMO!

(caro leitor, desculpa os gritos, mas o leão é assim mesmo, sempre grita muito alto, dizem que é para “impor” respeito, mas na maioria das vezes é muito covarde).

E quanto mais ele gritava, mais os habitantes da floresta se convenciam que estava tudo acabado mesmo, e fugiam, afinal! Ele era o rei dos animais, e ninguém duvidava de sua palavra, faziam tudo sem questionar sua autoridade, até o bicho preguiça corria! (nas costas da tartaruga, mas corria).

De repente, o castor que é muito observador e que jamais foge do trabalho por pior que seja, parou e chamou a atenção dos outros animais para uma cena incomum.

Um pequeno beija flor, voava rápido e constante ate uma fonte próxima, pegava água no seu pequeno bico voava ate o incêndio e jogava aquele pouquinho de água no fogo.

Já estava fraco e com suas penas chamuscadas, pois desde quando se iniciou o incêndio, ele estava tentando apagá-lo sem obter muito sucesso, tinha tudo para desistir, cansado e solitário na sua tarefa de salvar a floresta, mas continuou tentando.

Os animais vendo aquilo, pararam.

Momentaneamente ficaram meio que paralisados observando aquela cena insólita, e ficaram na dúvida sobre fugir e ficar.

O leão também parou, e em tom de gozação, começou a dar gargalhadas pelo gesto do beija-flor, e disse para o coitado já todo chamuscado em tom de gozação:

HÁ! HÁ! HA! VOCÊ TÁ MALUCO!

TOMOU ÁGUA DE PLACENTA QUANDO NASCEU?

ENDOIDOU DE VEZ?

TU VAI MORRER TORRADO IDIOTA!

IMAGINA! COMO VOCÊ É PRETENSIOSO!

EU! QUE SOU O PODEROSO LEÃO! O REI DESSA JOÇA TODA, EXEMPLO DE FORÇA E TUDO MAIS! NÃO CONSIGO APAGAR ESSE INCÊNDIO, IMAGINA VOCÊ! UM SIMPLES E FRÁGIL BEIJA-FLOR, ACHA QUE VAI CONSEGUIR?

E o beija flor respondeu ofegante: Eu amo essa floresta, nasci aqui, ela me deu alimento e vida, não posso deixá-la ser destruída pois se isso acontecer não haverá futuro para minha família e nenhum de nós, eu estou fazendo minha parte para que no futuro, eu tenha a minha consciência tranqüila.

Dito isso, ele educadamente pediu licença, disse que não tinha tempo a perder pois acreditava de coração que o incêndio poderia ser apagado e saiu voando em direção a fonte, não sem antes ouvir do leão: MAS TU É PRETENSIOSO MESMO HEIN MANÉ! ISSO É PURA UTOPIA!

Mas o beija-flor não deu ouvido e partiu para sua honrosa tarefa.

Os outros animais entre olharam-se, ainda meio com medo e assustados, e liderados pelo castor, correram atrás do beija-flor para ajudá-lo, mesmo sob as gargalhadas e até ameaças do leão.

Depois de algum tempo o fogo foi dominado, a floresta apesar de bastante danificada, foi recuperando-se aos poucos e na época das moções, ela se recuperou de vez.

O leão estava envergonhado, continuou fazendo suas criticas destrutivas e não moveu uma palha sequer para ajudar a recuperar a floresta, mas morava lá, de lá continuou a tirar seu sustento, quando ele saia da floresta para passear pelos arredores, para manter a pose, dizia para todos os outros animais de outras regiões que foi ele o salvador da floresta, (apesar de todos saberem que era pura mentira) os animais aprenderam a lição e trabalhavam duro para melhorar cada vez mais a floresta, trabalhavam sem se importarem com as criticas, apesar do leão, a floresta ficou melhor.

Não construíram nenhuma estátua para o beija-flor, durante muitos anos, seu ato foi comentado por muitos, depois caiu no esquecimento.

Porém isso não incomodava nem um pouco o beija-flor, teve uma atitude de desprendimento, mas não fez o que fez para contar bravatas, já velhinho dormia tranqüilo vendo seus filhos, netos e discípulos vivendo naquela linda floresta e vivia tranqüilo com a sensação do dever cumprido, sempre que passava perto da fonte, agradecia a Deus e a natureza por ter-lhe dado tanta força para continuar lutando por aquilo que ele acreditava.

Eu tenho o beija-flor como exemplo de vida, não acho que sou tão obstinado quanto ele, mas tento o tempo todo seguir seu exemplo, sei que jamais serei como ele, mas me acho parecido com o castor que vendo aquele gesto nobre, descruzou os braços e o ajudou.

Conheço e vejo muitos “leões” no karate, conheço alguns poucos beija-flores, mas conheço muitos castores que fazem a diferença. Tenho uma convicção dentro do coração, sei que não é utopia, a convicção de que juntos, vamos fazer com que nossa modalidade conquiste o mundo!

E você? A floresta esta queimando, vai ficar ai sentado e continuar a ouvir o leão?

Ou vai sem muito alarde ajudar a apagar o fogo da floresta?

Você já parou pra fazer uma análise a auto critica? Será que você não age e exemplifica o próprio leão da fábula?

Não se esqueça que o futuro dos teus alunos e amigos depende do que você fizer agora, Carpe Diem! Viva com responsabilidade e intensidade o momento presente, ele é uma dádiva de Deus, não o desperdice sendo mesquinho e preguiçoso! Vamos à luta?

OSS!

1 comentários:

joserobertoamk@gmail.com disse...

É... técnico também faz sanbom...

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado