quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Crianças Ganham Confiança no Karatê




Irmãos lutam. É uma parte normal de vida familiar. Algumas, como nós duas (Jade e Larissa) conhecemos bem aquele sentimento de rivalidade. Nossos combates agora são constantes. Por que? Nós agora lutamos no controlado combate de uma aula de karatê.

Josh Friedman (jfriedman@thedailyjournal.com ) observou este mesmo fato nos EUA quando entrevistou crianças de um dos projetos de karatê de lá. Leiam abaixo partes desta interessante entrevista.


"Karatê me ensinou mais sobre "controle de ego, disse José, 15. "Minhas emoções, não se põem em ira como antes" disse Joanna 13 anos. Os irmãos Petrozzellis entraram no programa de karatê da Liga Atlética da polícia Vineland. O programa funciona de segunda a sexta-feira de 6 a 7:30 da noite.

O professor Luis Walker, um instrutor de karatê com mais de 30 anos de experiência, não se surpreende com a melhora do comportamento dos estudantes. Isso é o que o karatê ensina. "Eu lhes ensino disciplina". "Eu lhes ensino restrição, eu lhes ensino paciência, e a não agir sem pensar". "Aprendendo a respeitar um ao outro, dar um ao outro o espaço deles/delas e suas privacidades".

Os estudantes também esperam saber bater e a se defender. "Se as pessoas me tiranizam, eu sei que eu posso me defender, disse Isaiah Cortes 16 anos, que pratica há um ano e meio. Entender que você é capaz de se defender, que você é capaz de enfrentar um oponente na rua. Você pode, mas agora você faz autocontrole e autoconsciência.

"Isso é que o karatê ensina".

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado