segunda-feira, 14 de abril de 2008

Festa do Karate em Duque de Caxias

Casa cheia em Duque de Caxias

F
oi uma festa do karate. Nem o clássico do futebol carioca, Botafogo x Flamengo em uma semi-final, conseguiu diminuir o público do karate. A Vila Olímpica de Duque de Caxias ficou lotada. Foi a segunda etapa do "Best of the Best", torneio classificatório para a seleção estadual de Karate.

O número de atletas surpreendeu até mesmo as expectativas da própria Federação de Karate

A segunda etapa do torneio teve um número de participantes que superou a primeira em 120 atletas, perfazendo um total de mais de 600 karatecas na disputa por uma vaga na seleção estadual de Karate.

Corpo de árbitros da FKERJ


O árbitro Sílvio, um dos destaques da arbitragem


Antes de falar sobre esta festa do Karate, vamos mais uma vez fazer aquelas críticas construtivas ao evento. Em primeiro lugar vamos torcer para que o Ginásio Valdir Pereira, em homenagem ao Didi da seleção de 58, seja definitivamente excluído para a prática de artes Marciais pelo menos no Verão.

O ginásio"Didi", no verão, é mais apropriado a prática de sauna

Já acompanhamos um campeonato infantil de judô e um de karatê que levou muitas crianças ao atendimento médico no Ginásio da Vila Olímpica de Duque de Caxias. Dentro do ginásio é muito quente e a renovação de ar é escassa, ainda mais para um público presente que beirou as duas mil pessoas. Infelizmente, devido ao intenso calor, dentro do ginásio, a atleta Kinny de Macaé foi hospitalizada com problemas de pressão sangüínea.

O público que lotou as arquibancadas

Mostramos na reportagem "Karate Modelo de Competições" para onde caminha a tendência mundial em torneios de Karate. Pouco tempo depois mostramos o paradoxo da FKERJ que segue por um caminho totalmente diferente da tendência mundial na reportagem "Lições do Best of the Best".

Por fim, em um ato de bom senso, o Presidente da FKERJ, o senhor Fernando Gomes rendendo-se ao "Site Karate das Meninas" anunciou, ao final do evento, para festa e aplausos do público, que irá desvincular o kata do kumite nos torneios de 2009.


Atletas se preparando para competir

Quem dera que já fosse para este ano.
Houve um gigantismo do evento que nem mesmo a Federação de Karate do Estado esperava. Deste modo um evento que foi feito para durar 8 horas está caminhando para durar 24. Junto com isso vem o sofrimento de pais, competidores e técnicos de academias em resistir a um evento tão demorado e desgastante.

Mesmo com estes problemas foi uma festa muito bonita e, dentro dos limites, muito bem organizada. Muitos karatecas "das antigas" e celebridades do karate estiveram presentes o que aumentou ainda mais o brilhantismo do torneio.

Celebridade do Karate presente. O Sensei Getúlio Taigen de blusa azul clara e com um físico invejável ficou entusiasmado com o torneio e não largou sua garrafinha de água mineral.

Uma presença ilustre foi a do Sensei Getulio Taigen (foto acima): "Realmente fiquei impressionado com a quantidade de alunos e público, tinha mais gente que no campeonato brasileiro da interestilos. Também achei muito boa a organização, resguardadas as devidas proporções (lugar muito quente, poucas opções de alimentação etc...) Adorei poder rever os velhos companheiros de treino como o Celso, Gomes, Geraldão, Eraldo e outros"... Sobre seu preparo físico: "Muitas vezes me perguntam se eu faço musculação, pilates ou outra coisa para (apesar dos 54 anos) ainda manter uma forma física razoável, respondo que apenas treino Karate diariamente e que nada mais é preciso", disse o Sensei.



Os Senseis José Roberto (AMK) e João Henrique (Kimekan) são baluartes do karate na Região dos Lagos do Rio de Janeiro



Presença da homenageada Vereadora Cristiane Brasil

As maiores estrelas do karate, os atletas propriamente ditos, brilharam. Muitos resultados da primeira etapa foram revertidos e outros mantidos e assim a briga pela vaga na seleção estadual continua bem acirrada. O Nível técnico do evento está cada vez melhor. Isso faz muito bem ao Karate. Também foram homenageados os atores mais importantes do karate desporto "os pais dos atletas". Em breve o site divulgará resultados e vídeos do evento.


3 comentários:

joserobertoamk@gmail.com disse...

A despeito das inconstrutivas (!?)e intermináveis discussões na internet (e em outras mídias) sobre escola (e estilos) x federações (lamentavelmente mais de uma), a presença do Renshi Getúlio muito representou em todos os aspectos que envolvem este tema. Não pede "alugar" a sua atenção em função do meu interminável trabalho, mas pelo rápido contato pude sentir uma aura muito forte. Espero que esta "reaproximação" não seja esporádica e sim o início de uma nova era do Karate-Do do Rio de Janeiro, afinal, não podemos nos dar ao luxo de deixar passar a oportunidade de "chupar-lhe os olhos".

OSS!

joserobertoamk@gmail.com disse...

Baluarte!!!!

Queres me mandar para o exílio?

"po meu, eu sou jovem"

[]

Oswaldo Bezerra disse...

Todos nós somos jovens..."de espírito",,,,rs

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado